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dc.creatorFortes, Bianca Jupiara
dc.date.accessioned2021-07-15T17:37:08Z
dc.date.available2021-07-15T17:37:08Z
dc.date.issued2015-03-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21502
dc.description.abstractMuch effort has been made by electric power distribution utilities in order to attend the Brazilian regulating policies, especially those ones related to manage customer and technical requests. In this context, one issue must be carefully observed: the emergency work orders. This importance is due to the economic impact of interrupting power supply or even to the dangerous of eventual damages caused non-specified operation of certain equipment, typically energized conductors. This work attempts to develop a diagnostic of the most critical aspects related to the efficiency when executing these emergency services, from the use of mathematical modeling techniques to solve the optimization problem related: the vehicle routing problem (VRP). The goal was to develop a representation that reproduce the essential characteristics of the order process, working with decision criteria when they arise emergency nature calls for service teams of dealers when there is already a preset with scheduled commercial route orders. The main scope of this study refers to the consideration of two criteria for multi-criteria analysis in decision making, the emergency waiting time has (T.E) and the non-emergency waiting time(T.C) using the multi-criteria methodology Analytic Hierarchy Process (AHP) to the classification of these criteria, in order to find a classification among the alternative solutions. The proposed mathematical modeling, together with the classification of alternative solutions, allow one to conclude the convenience of considering the waiting time as criteria to optimize service solutions and practical results has pointed out how suitable is to apply the proposed decision making methodology to the VRP related the management of services in power distribution utilities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectOrdens de emergênciapor
dc.subjectRoteamento de veículospor
dc.subjectConcessionárias de energia elétricapor
dc.subjectAnálise hierárquica de processospor
dc.subjectCritérios de decisãopor
dc.subjectEmergency work orderseng
dc.subjectVehicle routingeng
dc.subjectElectric power utilitieseng
dc.subjectAnalytic hierarchy processeng
dc.subjectMulti-criteria decision makingeng
dc.titleAnálise e modelagem do atendimento de ordens de serviço emergenciais em concessionárias de energia elétricapor
dc.title.alternativeModeling and analysis of emergency orders in electric power utilitieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO cenário do setor de energia elétrica têm demandado das concessionárias o emprego de diversas estratégias para o alcance da eficiência dos serviços prestados aos seus clientes e no cumprimento de importantes requisitos exigidos pelos órgãos reguladores. Nesse contexto, destaca-se o setor mais específico relacionado com o atendimento de ordens de serviço, particularmente as ordens de serviço emergenciais, justamente porque essa demanda relaciona um alto custo e uma criticidade considerável quanto à natureza dos serviços e às consequências da sua efetividade. Este trabalho busca desenvolver o diagnóstico dos fatores críticos determinantes para o alcance da eficiência na execução de tais serviços, a partir do uso de técnicas de modelagem matemática do problema de otimização relacionado: o Problema de Roteamento de Veículos (PRV). O objetivo foi elaborar uma representação que reproduzisse as características essenciais do processo de despacho, trabalhando com critérios de decisão no momento em que surgem chamadas de caráter emergencial para atendimento das equipes das concessionárias quando já existe uma rota pré-estabelecida com ordens comerciais programadas. O principal escopo do estudo se refere a consideração de dois critérios para análise na tomada de decisão, o Tempo de espera emergencial (T.E) e o Tempo de espera comercial (T.C), e a aplicação da metodologia multicritério da Análise Hierárquica de Processos – AHP para a classificação das alternativas. A modelagem desenvolvida, aliada à técnica de classificação das soluções alternativas encontradas, evidenciou a relevância de considerar o tempo de espera dos atendimentos e os resultados práticos obtidos apontam para a conveniência da aplicação da metodologia AHP junto ao PRV no setor de distribuição de energia elétrica.por
dc.contributor.advisor1Muller, Felipe Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941686828835081por
dc.contributor.referee1Bernardon, Daniel Pinheiro
dc.contributor.referee2Simonetto, Eugenio de Oliveira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3434040672254510por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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