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dc.creatorSouza, Lucas José de
dc.date.accessioned2021-07-15T21:30:19Z
dc.date.available2021-07-15T21:30:19Z
dc.date.issued2019-08-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21513
dc.description.abstractThe present research aims to investigate the mobilization of registers of semiotic representation related to real number set, for such deaf students from freshman year at a bilingualism high school performed mathematics activities encompassing the tangram as a manipulable material. Within this scope, this research is underpin as a qualitative case study (YIN, 2005; LUDKE; ANDRÉ, 1987), theoretically built upon registers of semiotic representation (DUVAL, 2003; 2009; 2011; 2012a; 2012b). Data analysis encompasses observing classes, drawing up participants profile, developing an Exploratory Activity and dynamizing an Activities Sequence, which was filmed. Seven activities compose such sequence, which includes tangram so to spawn figural registers of its geometrical shapes. This leads to mobilization of mathematical object real numbers, once relationships between area and length measure are analyzed in pieces of the didactic resource. As results, iconic representations consolidated mobilization of other semiotic systems, mainly numerical representations in fraction form and irrational numbers. Such systems were articulated to geometric representations in number line and numerical representations in decimal form, besides representations in percentage form for rational numbers. Therefore, the didactic resource contributed in the learning of mathematical concepts by access to the object through a representation diversity, in which Brazilian Sign Language took center stage. Regarding this language, there is a shortage of mathematical signs, leading to their creation within the present research topic.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRepresentações semióticaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNúmeros reaispor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectSemiotic representationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectReal numberseng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleSurdez no contexto da educação matemática: um estudo sobre o conjunto dos números reais a partir de registros de representação semiótica e o tangrampor
dc.title.alternativeDeafness in mathematics education environment: a study about the real number set as of registers of semiotic representation and the tangrameng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetiva investigar a mobilização de registros de representação semiótica relacionados ao conjunto dos números reais, a partir de tarefas realizadas por estudantes surdxs do 1º ano do Ensino Médio de uma escola de Educação Bilíngue, envolvendo o recurso manipulável tangram. Por essa ótica, a investigação é subsidiada em bases da pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso (YIN, 2005; LUDKE; ANDRÉ, 1987), adotando como referencial teórico os registros de representação semiótica (DUVAL, 2003; 2009; 2011; 2012a; 2012b). A produção de dados envolve observações em sala de aula, a elaboração do perfil de participantes, o desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória e a dinamização de uma Sequência de Tarefas, cujo processo possui registro em vídeo. A sequência, composta por sete tarefas, explora o tangram no intuito de gerar registros figurais das formas geométricas de suas peças, que desencadeiam a mobilização do objeto matemático números reais, quando analisadas relações de área e medidas de lados no recurso didático. Como resultados, destaca-se que as representações icônicas, advindas do tangram, consolidaram a mobilização de outros sistemas semióticos, principalmente representações numéricas em forma fracionária e representações numéricas irracionais. Tais sistemas foram articulados à produção de representações geométricas na reta numérica e representações numéricas decimais, além de representações percentuais para o caso de números racionais. Dessa forma, o recurso contribuiu na aprendizagem de conceitos matemáticos pela possibilidade de acesso permeada por uma diversidade representativa, na qual a Língua Brasileira de Sinais tomou protagonismo. A respeito dessa língua, é possível destacar uma escassez de designações para termos matemáticos, nesse sentido, foram convencionados sinais relativos ao tema de pesquisa.por
dc.contributor.advisor1Mariani, Rita de Cássia Pistóia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330933788557081por
dc.contributor.referee1Frizzarini, Silvia Teresinha
dc.contributor.referee2Souza, Denize da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3441696174146275por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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