Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossa, Leandra Bôer
dc.creatorHuaccho Júnior, Augusto Céspedes
dc.date.accessioned2016-09-13T12:38:11Z
dc.date.available2016-09-13T12:38:11Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2153
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis case study aimed to identify the chronotype of students enrolled in the eighth and ninth years of basic education in the Municipal School of Palmas. Therefore, we applied the questionnaire of Horne and Östberg (1976), which provides us with the rating for morning and afternoon following the following scores: 16 to 33 - afternoon, 34 a 44 - moderate afternoon, 45 to 65 - indifferent ; 66 to 76 - moderate morning, 77 A. 86 - morning. Statistical analysis of data was used Softwer for Windows 2003, for classification as gender and class of students participating in the sample. The sample consisted of 121 adolescents with mean age of 14.15 (± 0.88) students in eighth grade classes (080) and (081) and ninth grade classes (090) and (091) elementary school, 64 of female and 57 male. The results presented around chronotype students from the eighth and ninth years of school, show us a change that needs to be more studies. Thus, to reflect more the importance of knowledge of chronobiology and the "chronotype" as one criterion among others, to be used by management to enroll students at times considered ideal, given that studies show the relationship between diurnal school performance, become of paramount importance when the recovery and improve the quality of teaching and learning programs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectCronobiologiapor
dc.subjectCronotipopor
dc.titleA gestão escolar a partir da identificação do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Palmas -TOpor
dc.title.alternativeManagement school from the identification of students chronotype eighth and ninth year of an elementary school hall of Palmas -TOeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo de caso teve como objetivo identificar o cronotipo dos alunos matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental de uma Escola Municipal de Palmas- TO. Para tanto, aplicou-se o questionário de Horne e Östberg (1976), que nos fornece a classificação em relação a matutinidade e vespertinidade seguindo o seguinte escore: 16 a 33 - vespertino; 34 a 44 - vespertino moderado; 45 a 65 - indiferente; 66 a 76 - matutino moderado; 77 a 86 – matutino. Para análise estatística dos dados foi utilizado o Softwer for Windows 2003, para classificação quanto gênero e turma dos alunos participantes da amostra. Fizeram parte da amostra 121 adolescentes com faixa etária média de 14,15 (± 0,88) estudantes do oitavo ano turmas (080) e (081) e nono ano turmas (090) e (091) do ensino fundamental, sendo 64 do sexo feminino e 57 do sexo masculino. Os resultados apresentados em torno do cronotipo dos alunos do oitavo e nono ano do ensino fundamental, nos mostram uma variação, que precisa ser maior estuda. Desta forma, refletir mais para a importância do conhecimento da cronobiologia sendo o “cronotipo”, como um critério entre outros, a ser utilizado pela gestão para se matricular os alunos em horários considerados ideais, sabendo-se que os estudos comprovam a relação do cronotipo no desempenho escolar, passam a ser de suma importância quando da valorização e melhoria da qualidade do ensino e apredizagem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples