Mostrar el registro sencillo del ítem
(Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil
dc.contributor.advisor | Werle, Kelly | |
dc.creator | Borges, Cristiane Aita | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T18:19:15Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T18:19:15Z | |
dc.date.issued | 2021-07-08 | |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21550 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Estágio supervisionado | por |
dc.subject | Interações e brincadeiras | por |
dc.title | (Re)descobrindo o brincar: reflexões a partir do estágio supervisionado em educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta como tema a importância do brincar na Educação Infantil, constituindo-se a partir das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Educação Infantil, desenvolvido na turma Pré, nível B, em uma Escola Municipal no Bairro João Goulart, realizado no segundo semestre letivo de 2019, em Santa Maria, RS. Como objetivo geral,buscou-serefletir sobre a importância das brincadeiras e das interações a partir da práticapedagógica no estágio supervisionado na Educação Infantil. Como objetivos específicos, compreender como as crianças, através das brincadeiras e das interações,produzem culturas; e refletir sobre a intencionalidade pedagógica na organização dos tempos e dos espaços para o brincar.A metodologia compõe uma análise crítico-reflexiva a partir das vivências do estágio supervisionado na Educação Infantil. Como resultados, aponto que as vivências com o meio social e cultural que as crianças têm fornecem elementos para compor o cotidiano escolar, tornando-as atores sociais e culturais. Por isso, é importante que a prática pedagógica seja planejada com qualidade, respeitando a realidade das crianças e seus interesses. Os tempos e os espaços que ofertei foram pensados a partir disso, em que ofereci diferentes materiais não-estruturados enriquecendo as interações e as brincadeiras, estimulando as crianças a criarem hipóteses, vivenciarem sua autonomia, potencializando as mais variadas experiências, aprendizagens coletivas e suas diferentes linguagens. O estágio, orientado pela Profª Drª Kelly Werle,foi fundamental, pois é o momento de diálogo entre a universidade e a escola, contribuindo para a construção da docência, possibilitando conhecer e vivenciar as múltiplas relações do dia a dia escolar, colaborando na trajetória de ser e de tornar-se professora. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
TCC Pedagogia - Noturno [77]
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.