dc.creator | Vasconcellos, Renata Nasinhaka Tex de | |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T18:20:00Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T18:20:00Z | |
dc.date.issued | 2021-01-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21617 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the research line on Teacher Education for Professional and
Technological Education of the Graduate Program in Professional and Technological
Education at the Federal University of Santa Maria. The research aims to study women
teachers in professional education in the courses of the Santa Maria Industrial
Technical School (CTISM). Initially, a conceptual discussion about gender is presented,
linked to the historical and socio-cultural context of the construction of symbology
concerning the figure of the woman, aiming to understand the origin of the paradigms
built around gender relations and the representative figure of the woman. The
professional education approach takes place within the Brazilian historical context,
covering the legal, curricular and training spheres. This is a case study using the
qualitative method, based on content analysis (BARDIN, 2016) of the data collected
through a questionnaire, applied to teachers of professional education at CTISM. To
infer about perceptions regarding gender relations, the presence and performance of
women teachers in professional education, as well as the influence of gender in the
construction of teacher identity. The results of this study demonstrate that the gender
discussion is marked by the subjects’ place of speech, influenced by symbolic and
social constructions, built by agents and institutions within a society constituted on the
oppressive roots represented by patriarchy-racism-capitalism. The social contribution
of this work consists in the search for a more just and egalitarian society since it
proposes to analyze the real gender relations within an environment of professional
education culturally belonging to and for men. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Gênero e mulheres | por |
dc.subject | Relações de gênero | por |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.subject | Gender and women | eng |
dc.subject | Gender relations | eng |
dc.title | Existência e permanência: um estudo das mulheres na educação profissional e tecnológica | por |
dc.title.alternative | Existence and permanence: a study of women in professional and technological education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Essa dissertação insere-se na linha de pesquisa de Formação Docente para a
Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa
destina-se ao estudo das mulheres docentes na educação profissional nos cursos do
Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Inicialmente, apresenta-se uma
discussão conceitual sobre gênero, atrelada ao contexto histórico e sociocultural da
construção dos simbólicos no que diz respeito à figura da mulher, visando entender a
origem dos paradigmas construídos em torno das relações de gênero e da figura
representativa da mulher. A abordagem da educação profissional ocorre dentro do
contexto histórico brasileiro, contemplando as esferas legais, curriculares e
formativas. Trata-se de um estudo de caso pelo método qualitativo, baseado na
análise de conteúdo (BARDIN, 2016) dos dados coletados por meio de questionário,
aplicado aos docentes da educação profissional do CTISM. No intuito de inferir sobre
as percepções a respeito das relações de gênero, à presença e à atuação das
mulheres docentes na educação profissional, bem como à influência do gênero na
construção da identidade docente. Os resultados deste estudo demonstram que a
discussão de gênero é marcada pelo lugar de fala dos sujeitos, influenciado pelas
construções simbólicas e sociais, construídas por agentes e instituições dentro de
uma sociedade constituída sobre as raízes opressoras representadas pelo
patriarcado-racismo-capitalismo. A contribuição social deste trabalho consiste na
busca de uma sociedade mais justa e igualitária, na medida em que se propõe analisar
as reais relações de gênero dentro de um ambiente de formação profissional
culturalmente pertencente ao e para os homens. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Ascísio dos Reis | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9916588298312326 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Paixão, Marcia Eliane Leindcker da | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6024105249647787 | por |
dc.contributor.referee1 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Teresa | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5283802060041940 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |