dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Moraes, Mariana Jardim de | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T18:24:53Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T18:24:53Z | |
dc.date.issued | 2021-04-20 | |
dc.date.submitted | 2021-04-20 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21688 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This study has as objective to understand how former students from the Federal
University of Santa Maria’s undergraduate Pedagogy course elaborated strategies in
order to work in inclusive contexts during their undergraduate teaching practice. For
the construction of the theoretical and methodological framework, we used the
studies of Bauer and Gaskell (2015), Bolzan (2001-2021), Freire (1979, 1996),
Libâneo (2001, 2010), Brzezinski (1996), Pimenta and Lima (2004), Buriolla (1999),
Wisch (2013), Vygotski (1995; 2007) and Freitas (2002). The methodology of this
research is of a qualitative narrative approach, more specifically, of a sociocultural
nature. As instrument of data collection, we used narrative interviews based on
guiding topics. We organized the narratives in a broader category, entitled “formative
processes”, which is divided into two dimensions: formative journey and
undergraduate teaching practice. Moreover, inclusion is the transversal element that
permeates these two dimensions. In the narratives’ analysis, we identified the
elements of the former students’ formative processes, through heteroformative,
interformative and self-formative processes. We revealed that the formative journey’s
characteristics influenced their practices during the undergraduate teaching practice
period because they had as their basis the experience and knowledge built during
the initial teaching education for the development of pedagogical strategies in the
context of inclusive teaching. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | Estágios | por |
dc.subject | Processos formativos | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.title | Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de Pedagogia | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo compreender como os egressos do curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram estratégias para
trabalhar em contextos inclusivos durante as práticas dos estágios. Para a
construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos de Bauer e
Gaskell (2015), Bolzan (2001-2021), Freire (1979, 1996), Libâneo (2001, 2010),
Brzezinski (1996), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (1999), Wisch (2013), Vygotski
(1995; 2007) e Freitas (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em
qualitativa narrativa, de cunho sociocultural. Como instrumento para a coleta de
dados, utilizamos entrevistas narrativas a partir de tópicos guia. Organizamos as
narrativas em uma grande categoria intitulada “processos formativos”, que se
desdobra em duas dimensões: trajetórias formativas e estágios. Além disso, a
inclusão é o elemento transversal, que permeia as duas dimensões. Na
interpretação das narrativas, conhecemos elementos dos processos formativos das
egressas, por meio de processos heteroformativos, interformativos e autoformativos.
Evidenciamos que as características das trajetórias formativas das egressas
influenciaram seus trabalhos realizados nos estágios, pois elas se ampararam nas
experiências e saberes construídos durante a formação inicial para o
desenvolvimento das estratégias pedagógicas no contexto da inclusão escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |