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dc.contributor.advisorSilva, Laís Mara Caetano da
dc.creatorRosa, Juliane Bortolotto da
dc.date.accessioned2021-08-12T21:28:55Z
dc.date.available2021-08-12T21:28:55Z
dc.date.issued2021-02-26
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21925
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractIntroduction: The Program Health at School seeks the integral training of students, especially those in social vulnerability. Objective: Think over the impacts of social inequalities and inequities in school practice and in the actions of the Program. Method: Qualitative, descriptive study, which used content analysis, thematic modality. The material generated by means of semi-structured interviews performed via Google Meet with five teachers / managers and organized with the Atlas.ti software help. The study respected the ethical precepts of research with humans. Results: Three predominant thematic categories were identified: “Socioeconomic and cultural characteristics of the community: influences on school routine”; “Health at School Program: operationalization, weaknesses and potentialities in a scenario of social vulnerability”; and "The impact of the COVID-19 pandemic on school territory and activities". The schools' territory is recognized as very vulnerable socially showing that there is a strong impact of these aspects in reducing the life quality of students and their families, school activities and the actions of the Program. Furthermore, it’s noticeable the understanding that the program could contribute more to students' health care, recognizing also that the weaknesses of the Health Care Networks cause damage to health and distrust as to the Program's effectiveness. Finally, the participants understand that the COVID-19 pandemic scenario has aggravated the vulnerable conditions of students and their families. Conclusion: Structural changes are necessary meantime, there are actions in and with the territory that can contribute to reducing the network's weaknesses and existing inequalities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectServiços de saúde escolarpor
dc.subjectVulnerabilidade socialpor
dc.subjectColaboração intersetorialpor
dc.subjectSchool health serviceseng
dc.subjectSocial vulnerabilityeng
dc.subjectIntersectoral collaborationeng
dc.title(Re)Pensando o programa saúde na escola: a percepção de professores e gestores de escolas localizadas em cenários de vulnerabilidade socialpor
dc.title.alternative(Re)Thinking the school health program: the perception of teachers and school managers located in social vulnerability scenarioseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: O Programa Saúde na Escola busca a formação integral de estudantes, especialmente daqueles em vulnerabilidade social. Objetivo: Refletir sobre impactos das desigualdades e iniquidades sociais na prática escolar e nas ações do Programa. Método: Estudo qualitativo, descritivo, que se utilizou da análise de conteúdo, modalidade temática. O material gerado por meio de entrevistas semiestuturadas, realizadas via Google Meet com cinco professoras/gestoras, e organizadas com a ajuda do software Atlas.ti. O estudo respeitou os preceitos éticos da pesquisa com humanos. Resultados: Identificou-se três categorias temáticas predominantes: “Características socioeconômicas e culturais da comunidade: influências no cotidiano escolar”; “Programa Saúde na Escola: operacionalização, fragilidades e potencialidades em um cenário de vulnerabilidade social”; e “O impacto da pandemia da COVID-19 sobre o território e as atividades escolares”. O território das escolas é reconhecido como muito vulnerável socialmente, demonstrando que existe um forte impacto destes aspectos na redução da qualidade de vida dos educandos e suas famílias, das atividades escolares e das ações do Programa. Além disso, é perceptível a compreensão de que o programa poderia contribuir mais com assistência à saúde dos estudantes, reconhecendo, também, que as fragilidades da Redes de Atenção à Saúde causam prejuízos à saúde e desconfiança quanto a efetividade do Programa. Por fim, as participantes compreendem que o cenário da pandemia da COVID-19 agravou as condições vulnerabilizantes dos estudantes e suas famílias. Conclusão: Mudanças estruturais são necessárias, entretanto, existem ações no e com o território que podem contribuir para reduzir as fragilidades da rede e as desigualdades existentes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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