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dc.contributor.advisorSilva, Laís Mara Caetano da
dc.creatorDela Justina, Tamires
dc.date.accessioned2021-08-13T23:06:51Z
dc.date.available2021-08-13T23:06:51Z
dc.date.issued2021-03-19
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21942
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the way the Health at School Program has been worked on in official publications and in scientific literature. It is a scope review whose objective is to map the state of the art in a thematic area, aiming to provide a descriptive view of the studies reviewed. The aspects listed by the Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyzes extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) protocol of the Equator Network followed. LILACS, PubMed, Diário Oficial da União and the UNESCO repository were constituted as sources of information. Of the 444 publications found, 63 were selected for reading in full, resulting in a final sample of 52 publications analyzed. The possible impacts, potentialities and challenges for the implementation, maintenance, effectiveness and evaluation of Health Education actions with children and adolescents in the school setting are addressed. It is suggested to incorporate health education actions aimed at mental health, especially at this pandemic moment. It is noteworthy that Health Education and the Health at School Program provide access to information, opinion formation, autonomy and adherence, there are healthy habits that promote health. Due to the complexity in carrying out Health Education actions in the school context, intersectoral action is required with the participation of all the actors involved, articulating knowledge with the students' life context, identifying devices that enhance the actions of Education in Health within the scope of the Health at School Program.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectSaúde públicapor
dc.subjectRevisãopor
dc.subjectHealth educationeng
dc.subjectPublic healtheng
dc.subjectRevisioneng
dc.titleEducação em saúde e o Programa Saúde na Escola: uma revisão de escopopor
dc.title.alternativeHealth education and the School Health Program: a scope revieweng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO presente estudo objetiva investigar a forma como o Programa Saúde na Escola vem sendo trabalhado em publicações oficiais e na literatura científica. Trata-se de uma revisão de escopo cujo objetivo é mapear o estado da arte em uma área temática pretendendo fornecer uma visão descritiva dos estudos revisados. Seguiu-se os aspectos elencados pelo protocolo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) da Rede Equator. Constituíram-se enquanto fontes de informação as bases de dados LILACS, PubMed, Diário Oficial da União e o repositório da UNESCO. Das 444 publicações encontradas, 63 foram selecionadas para leitura na íntegra, resultando em uma amostra final de 52 publicações analisadas. São abordados os possíveis impactos, as potencialidades e os desafios para a implantação, manutenção, efetividade e avaliação das ações de Educação em Saúde com crianças e adolescentes no cenário escolar. Sugere-se a incorporação de ações de Educação em Saúde voltadas à saúde mental, principalmente neste momento pandêmico. Ressalta-se que a Educação em Saúde e o Programa Saúde na Escola propiciam acesso à informação, formação de opinião, autonomia e adesão a hábitos saudáveis que promovam saúde. Em razão da complexidade na realização das ações de Educação em Saúde no contexto escolar, é necessária a atuação intersetorial com a participação de todos os atores envolvidos, articulando o conhecimento com o contexto de vida dos estudantes, identificando dispositivos que potencializem as ações de Educação em Saúde no âmbito do Programa Saúde na Escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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