Mostrar registro simples

dc.creatorLangwinski, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2021-08-16T19:27:53Z
dc.date.available2021-08-16T19:27:53Z
dc.date.issued2016-10-11
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21957
dc.description.abstractThis study investigates malfunction verified in administrative contracts managed by public administration with suppliers in the Universidade Federal de Santa Maria. The purpose is to explicitate the procedures adopted by public administrators in order to re-establish the execution of the contract, the imposition of administrative penalties and/or the rescision of the contract, as well as the effects and results of those actions. The study analyzes the context in which the administrators act, what are their tools and the limitations brought to them by the bureaucratic paradigm of brazilian public administration, emphasizing notions related to administrative rationality, the search for public interest, efficiency and effectivity in public action. In terms of the institution itself, it describes structures, processes e other circumstances related to the treatment od malfunction verified in administrative contracts with suppliers in the UFSM, by consulting documents using observation and interviews to subsidize those analyzations. It has verified that law-prescribed proceedings have a pedagogical characteristic when it comes to the irregular acts committed by suppliers, but they are not capable of restoring the execution of contracts which eventually creates new problems for administrators. It has been observed that sanctions may promote animosity in the relationship with suppliers and that the rescision of those contracts create the need for rework of the whole bidding and hiring process, which may also cause loss of budgetary resources. Those reasons lead to the development of a conciliatory and tolerant method within the boundaries of legal permissions for dealing with malfunction in administrative contracts due to limited regulations, which demands interpretation efforts in order to protect the public interest.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDisfunções em contratos administrativospor
dc.subjectGestão públicapor
dc.subjectUFSMpor
dc.subjectMalfunction in administrative contractseng
dc.subjectPublic administrationpor
dc.titleA racionalidade administrativa e as disfunções na relação com fornecedores: o caso da Universidade Federal de Santa Mariapor
dc.title.alternativeAdministrative rationality and malfunction in the relationship with suppliers: the case of Universidade Federal de Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata das disfunções que são verificadas na execução de contratos administrativos firmados pela administração pública com particulares no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria. Busca-se através dele explicitar os procedimentos adotados pelos gestores da UFSM para a retomada da execução do contrato, a aplicação de sanções administrativas e/ou rescisão de contrato, bem como os efeitos e resultados obtidos com essas ações. O trabalho analisa o contexto em que os gestores atuam, quais são as suas ferramentas e limitações impostas pelo paradigma burocrático da administração pública brasileira, destacando conceitos relacionados à racionalidade administrativa, à busca pelo interesse público, eficiência e efetividade da ação pública. No nível da instituição, descreve as estruturas processos e demais circunstâncias que se relacionam ao tratamento das disfunções verificadas nos contratos administrativos firmados com particulares no âmbito da UFSM, utilizando a consulta a documentos, observação e entrevistas que subsidiaram as análises. Verificou-se que os procedimentos prescritos na legislação possuem caráter pedagógico em relação às irregularidades cometidas por parte dos fornecedores, mas que não são capazes de retomar a execução dos contratos, criando, eventualmente, um novo problema para os gestores. Observou-se que sanções podem promover animosidade no relacionamento com fornecedores, e que rescisões de contratos criam necessidade de refazer todo o trabalho administrativo de licitação e contratação, que pode ainda ocasionar perda de recursos orçamentários. Por estes motivos, percebe-se que se desenvolveu na instituição, dentro dos limites da discricionariedade, uma mentalidade conciliatória e tolerante no tratamento de disfunções em contratos administrativos e que tem sua origem em um marco regulatório limitado, que exige esforço interpretativo dos gestores na defesa do interesse público.por
dc.contributor.advisor1Lock, Fernando do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5686360543910884por
dc.contributor.referee1Marquetto, Rut Maria Friedrich
dc.contributor.referee2Bender Filho, Reisoli
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6357862861317072por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International