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dc.contributor.advisorSilva, Luís Alvaro de Lima
dc.creatorChagas, Caroline
dc.date.accessioned2021-08-24T16:49:13Z
dc.date.available2021-08-24T16:49:13Z
dc.date.issued2019-07-10
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22041
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2019.por
dc.description.abstractArtificial Intelligence is an area of research in evidence nowadays, which covers several fields of study. Among its ramifications, it is understood the area that seeks to solve path finding problems. This work addresses the problem of searching for paths in navigation maps, prioritizing the computation of paths when height and slope information in the terrain are considered. When it comes to mountainous environments, agent performance can be compromised as uneven in their movement. In simulation systems, the system context to which the work algorithm is directed, it is sought to simulate events as closely as possible to reality, so a failure could compromise the execution of the system. Thus, the treatment of possible risks during the movement, provided by the unevenness of the terrain, is paramount for the good functioning and integrity of the system. After the implementation of the proposed algorithm, the experiments to test its efficiency were conducted in two virtual terrains (with real terrains), with different relief characteristics. Furthermore, the algorithm was compared to three other algorithms with similar characteristics to perform its evaluation. As input, this paper provides as contributions the development of an algorithm that plan routes using a technique called "line of sight" while it treats height, an approach not found in the literature. Thus, the algorithm provides smoothed paths that avoid mountainous regions, whose inclinations may provide risks to the movement of the agents involved in the simulation. Also, the algorithm uses hierarchical search technique, using preprocessing of paths between important nodes in the hierarchy composition of the virtual terrain representation structure, which results in an optimization of execution time.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBusca de caminhopor
dc.subjectAlturapor
dc.subjectInclinaçãopor
dc.subjectBusca hierárquica de caminhopor
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectNavegaçãopor
dc.subjectSistema de simulaçãopor
dc.titleAlgoritmos de busca de caminhos voltados para informações de altura e inclinação representadas em mapas de navegaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA Inteligência Artificial é uma área de pesquisa em evidência atualmente, a qual abrange diversos ramos de estudo. Dentre suas ramificações, compreende se a área que visa solucionar problemas de busca de caminhos, conhecidos como problemas de pathfinding. O trabalho aborda o problema de busca de caminhos em mapas de navegação, priorizando a computação de caminhos quando informações de altura e inclinação no terreno são consideradas. Quando se trata de ambientes montanhosos, o desempenho dos agentes pode ser comprometido à medida que os desníveis interfiram em sua movimentação. Em sistemas de simulação, contexto de sistema ao qual o algoritmo do trabalho é direcionado, busca se simular eventos da forma mais próxima possível da realidade, portanto uma falha poderia comprometer a execução do sistema. Assim, o tratamento de possíveis riscos durante a movimentação, fornecidos pelos desníveis do terreno, é primordial para o bom funcionamento e integridade do sistema. Concluída a implementação do algoritmo proposto, os experimentos para testar sua eficiência foram conduzidos em dois terrenos virtuais (que remetem a terrenos reais), com diferentes características de relevo. Ainda, o algoritmo foi comparado a outros três algoritmos com características semelhantes para realizar sua avaliação. Desta forma, este trabalho fornece como contribuições o desenvolvimento de um algoritmo que planeja rotas utilizando uma técnica denominada “campo de visão” ao passo em que trata altura, uma abordagem não encontrada na literatura. Assim, o algoritmo proporciona caminhos suavizados que evitam regiões montanhosas, cujas inclinações possam fornecer riscos à movimentação dos agentes envolvidos na simulação. Ainda, o algoritmo utiliza técnica de busca hierárquica, utilizando pré processamento de caminhos entre nodos importantes na composição da hierarquia da estrutura de representação do terreno virtual, o que resulta em uma otimização do tempo de execução.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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