Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Lubia Telma Garcia Wustrow
dc.date.accessioned2021-09-17T19:01:32Z
dc.date.available2021-09-17T19:01:32Z
dc.date.issued2021-06-02
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22245
dc.description.abstractThe current study has been developed in conjunction with the Postgraduate Course in Professional and Technological Education of the Industrial Technical School, at the Federal University of Santa Maria, Academic Master's Degree, within the research line on Innovation for Professional and Technological Education. The overall objective of this project was developing digital teaching material for mature students in the context of professional education: EJA EPT (PROEJA). The contributions and impacts of such digital teaching materials on mature students enrolled in this education modality have been discussed in view of the gaps left in their learning over time, throughout the history of Brazilian education. The relevance of this work is justified by the need to experiment different teaching materials with an adult and mature audience, through a qualitative research methodology applied and focused on the difficulties present in educational institutions. This research was dedicated to the development of a website, as well as teaching materials designed to assist PROEJA’s teachers and students. The data was collected through a survey applied to a sample of teachers working in this teaching modality and based on their pedagogical practices. The whole research resulted in a product with social and educational relevance, in support to the EJA EPT(PROEJA) teaching modality, fostering new perspectives in relation to this important public policy, especially in this current moment of so many adversities imposed by the Covid-19 pandemic, contributing to remote and hybrid teaching. In this way, the main objective of this work was achieved: an open educational product designed to assist PROEJA’s teachers in their classes, through the elaboration and availability of digital didactic materials for mature adult students, as well as the creation of an educational website to host the elaborated materials. The results obtained have also contributed to and expanded the possibilities for new research in the areas of active teaching methodologies for adults in EPT, such as research on the need of support for teachers working in basic education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectMateriais didáticos digitaispor
dc.subjectAluno adulto maduropor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectDigital teaching materialseng
dc.subjectMature adult studentseng
dc.titleDesenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino de alunos maduros no PROEJA/CTISMpor
dc.title.alternativeDevelopment of digital teaching material to support the teaching of mature students at PROEJA/CTISMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, com linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Apresentou como objetivo geral desenvolver material didático digital para o apoio ao ensino na educação de alunos adultos inseridos no ensino profissionalizante: EJA EPT (PROEJA). Um objetivo específico foi discutir as contribuições e impactos destes materiais didáticos digitais no aprendizado do aluno adulto inserido nesta modalidade de ensino, diante das lacunas deixadas em sua educação no transcorrer do tempo, na história da educação brasileira. Justifica-se a relevância do estudo para verificar as necessidades de experimentação de diferentes materiais didáticos com o público adulto e maduro, através da metodologia de pesquisa de caráter qualitativo aplicada e, concentrada em torno dos problemas presentes nas instituições de ensino. A presente pesquisa foi dedicada à concretização do projeto de um site e, principalmente, de materiais didáticos digitais em apoio aos professores PROEJA. Os dados concebidos foram coletados através de um parecer aplicado a uma mostra de professores atuantes nesta modalidade de ensino e baseado em suas práxis pedagógicas. Em seus resultados, apresentou um produto com relevância social e educacional, em apoio à modalidade de ensino EJA EPT (PROEJA) fomentando novos olhares em relação à essa importante política pública, sobretudo, neste atual momento de tantas dificuldades impostas pela pandemia Covid-19, contribuindo para o ensino remoto e híbrido. Desta forma, cumpriu seu objetivo focal: um produto educacional, aberto, para auxiliar professores PROEJA em suas aulas, através da elaboração e disponibilização de materiais didáticos digitais voltados aos alunos adultos maduros e, de um site educacional, para hospedar os materiais elaborados. Ainda, como resultados obtidos, contribuiu e ampliou possibilidades para novas pesquisas, nas áreas que contemplam metodologias ativas de ensino e para adultos na EPT, como em pesquisas que discutam as necessidades de apoio aos professores atuantes na educação básica.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Maraschin, Mariglei Severo
dc.contributor.referee2Dolwitsch, Julia Bolssoni
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7725682878110008por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International