dc.creator | Cruz, Greici da Rosa da | |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T18:55:59Z | |
dc.date.available | 2021-09-22T18:55:59Z | |
dc.date.issued | 2020-03-23 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22263 | |
dc.description.abstract | Today, the globalized world has a large volume of available data, which is essential for
companies to create strategies to obtain advantages and stand out in an increasingly competitive
market. Customers are increasingly demanding, making it necessary for the organizations
to create methods to reach them in a targeted and interesting way, enabling
the use of direct marketing. Direct marketing is a set of strategies that companies use to
measure the best alternative to a given target audience, seeking to satisfy the need of each
aiming to maximize the potentialities of organizations. In this context, this research solves
the Direct Marketing Problem with Product Offering, using exact and heuristic methods,
showing that the best heuristic algorithm in the literature is not robust. Also, the Cannibalism
effect is inserted, which occurs when two products dispute the same market with
each other and should not be offered simultaneously to the same customer. The insertion
of the Cannibalism effect was performed in the exact and heuristic models that have been
studied and compared. This problem shows that algorithms have a high difficulty in dealing
with large instances, which are situations to close to reality, for this, it proposes the
use of meta-heuristics. Tests were performed with 358 instances, without and with the
effect of Cannibalism, obtaining 5864 results related to Model 1, Model 2, heuristic HR1,
H-R2, Meta-heuristic Tabu GRASP, and dissimilarity and similarity criteria. Comparisons
are made with all other articles existing in the literature, which robust results and
better performance are obtained for the vast majority of problems. The files used in the
search for the application of the exact and heuristic methods are available on GitHub
(www.github.com), through the link https://github.com/greici/MARKETING-DIRETOCOM-
CANIBALISMO-METODOS-EXATOS-E-HEURISTICOS, to assist the academic
community, in new research with Direct Marketing Problem with Product Offering | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Marketing direto | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Canibalismo | por |
dc.subject | Heurística | por |
dc.subject | Direct marketing | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | Cannibalism | eng |
dc.subject | Heuristic | eng |
dc.title | Solução do problema de marketing direto com canibalismo: métodos exatos e heurísticos | por |
dc.title.alternative | Direct marketing problem solution with cannibalism: exact and heuristic methods | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Hoje o mundo globalizado possui grande volume de dados disponíveis e que se tornam
fundamentais para empresas criarem estratégias para obter vantagens e se destacar em um
mercado cada vez mais competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes, tornando
necessário as organizações criarem métodos para atingi-los de forma direcionada e interessante,
viabilizando o uso do marketing direto. O marketing direto é um conjunto de
estratégias que as empresas utilizam para mensurar a melhor alternativa para determinado
público alvo, buscando satisfazer a necessidade de cada indivíduo, buscando maximizar
as potencialidades das organizações. Diante desse contexto, esta pesquisa resolve o Problema
de Marketing Direto com Oferta de Produtos, utilizando métodos exatos e heurísticos,
mostrando que o melhor algoritmo heurístico existente na literatura não é robusto.
Além disso, é inserido o efeito Canibalismo, que ocorre quando dois produtos disputam
o mesmo mercado entre si e não devem ser ofertados simultaneamente para o mesmo
cliente. Foi realizada a inserção do efeito Canibalismo nos modelos exatos e heurísticos
que vem sendo estudados e comparados. Este problema mostra que os algoritmos têm
uma dificuldade elevada de tratar instâncias de grandes dimensões, que são situações próximas
da realidade, para isso propõe-se o uso de meta-heurísticas. Realizou-se testes com
358 instâncias, sem e com efeito de Canibalismo, obtendo 5864 resultados referentes ao
Modelo 1, Modelo 2, heurística H-R1, H-R2, meta-heurística Tabu GRASP e critérios de
Dissimilaridade e Similaridade. São realizadas comparações com todos os outros artigos
existentes na literatura, onde obteve-se resultados robustos e com melhor desempenho
para grande maioria dos problemas. Os arquivos usados na pesquisa para aplicação dos
métodos exatos e heurísticos, estão disponíveis no GitHub (www.github.com), através do
link https://github.com/greici/MARKETING-DIRETO-COM-CANIBALISMO-METODOS-
EXATOS-E-HEURISTICOS, a fim de auxiliar a comunidade acadêmica, em novas
pesquisas com Problema de Marketing Direto com Oferta de Produtos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Müller, Felipe Martins | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5941686828835081 | por |
dc.contributor.referee1 | Dal Forno, Gédson Mário Borges | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Jose Vicente Canto dos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3554739899274458 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |