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dc.creatorCruz, Greici da Rosa da
dc.date.accessioned2021-09-22T18:55:59Z
dc.date.available2021-09-22T18:55:59Z
dc.date.issued2020-03-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22263
dc.description.abstractToday, the globalized world has a large volume of available data, which is essential for companies to create strategies to obtain advantages and stand out in an increasingly competitive market. Customers are increasingly demanding, making it necessary for the organizations to create methods to reach them in a targeted and interesting way, enabling the use of direct marketing. Direct marketing is a set of strategies that companies use to measure the best alternative to a given target audience, seeking to satisfy the need of each aiming to maximize the potentialities of organizations. In this context, this research solves the Direct Marketing Problem with Product Offering, using exact and heuristic methods, showing that the best heuristic algorithm in the literature is not robust. Also, the Cannibalism effect is inserted, which occurs when two products dispute the same market with each other and should not be offered simultaneously to the same customer. The insertion of the Cannibalism effect was performed in the exact and heuristic models that have been studied and compared. This problem shows that algorithms have a high difficulty in dealing with large instances, which are situations to close to reality, for this, it proposes the use of meta-heuristics. Tests were performed with 358 instances, without and with the effect of Cannibalism, obtaining 5864 results related to Model 1, Model 2, heuristic HR1, H-R2, Meta-heuristic Tabu GRASP, and dissimilarity and similarity criteria. Comparisons are made with all other articles existing in the literature, which robust results and better performance are obtained for the vast majority of problems. The files used in the search for the application of the exact and heuristic methods are available on GitHub (www.github.com), through the link https://github.com/greici/MARKETING-DIRETOCOM- CANIBALISMO-METODOS-EXATOS-E-HEURISTICOS, to assist the academic community, in new research with Direct Marketing Problem with Product Offeringeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMarketing diretopor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectCanibalismopor
dc.subjectHeurísticapor
dc.subjectDirect marketingeng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectCannibalismeng
dc.subjectHeuristiceng
dc.titleSolução do problema de marketing direto com canibalismo: métodos exatos e heurísticospor
dc.title.alternativeDirect marketing problem solution with cannibalism: exact and heuristic methodseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoHoje o mundo globalizado possui grande volume de dados disponíveis e que se tornam fundamentais para empresas criarem estratégias para obter vantagens e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Os clientes estão cada vez mais exigentes, tornando necessário as organizações criarem métodos para atingi-los de forma direcionada e interessante, viabilizando o uso do marketing direto. O marketing direto é um conjunto de estratégias que as empresas utilizam para mensurar a melhor alternativa para determinado público alvo, buscando satisfazer a necessidade de cada indivíduo, buscando maximizar as potencialidades das organizações. Diante desse contexto, esta pesquisa resolve o Problema de Marketing Direto com Oferta de Produtos, utilizando métodos exatos e heurísticos, mostrando que o melhor algoritmo heurístico existente na literatura não é robusto. Além disso, é inserido o efeito Canibalismo, que ocorre quando dois produtos disputam o mesmo mercado entre si e não devem ser ofertados simultaneamente para o mesmo cliente. Foi realizada a inserção do efeito Canibalismo nos modelos exatos e heurísticos que vem sendo estudados e comparados. Este problema mostra que os algoritmos têm uma dificuldade elevada de tratar instâncias de grandes dimensões, que são situações próximas da realidade, para isso propõe-se o uso de meta-heurísticas. Realizou-se testes com 358 instâncias, sem e com efeito de Canibalismo, obtendo 5864 resultados referentes ao Modelo 1, Modelo 2, heurística H-R1, H-R2, meta-heurística Tabu GRASP e critérios de Dissimilaridade e Similaridade. São realizadas comparações com todos os outros artigos existentes na literatura, onde obteve-se resultados robustos e com melhor desempenho para grande maioria dos problemas. Os arquivos usados na pesquisa para aplicação dos métodos exatos e heurísticos, estão disponíveis no GitHub (www.github.com), através do link https://github.com/greici/MARKETING-DIRETO-COM-CANIBALISMO-METODOS- EXATOS-E-HEURISTICOS, a fim de auxiliar a comunidade acadêmica, em novas pesquisas com Problema de Marketing Direto com Oferta de Produtos.por
dc.contributor.advisor1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5941686828835081por
dc.contributor.referee1Dal Forno, Gédson Mário Borges
dc.contributor.referee2Santos, Jose Vicente Canto dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554739899274458por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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