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dc.creatorPaulus, Gustavo Bathu
dc.date.accessioned2021-09-22T19:18:31Z
dc.date.available2021-09-22T19:18:31Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22264
dc.description.abstractThis work investigates combinations of cases and clusters that use reusable gaming actions present in retrieved cases from queries made by virtual players. These queries are built using case-based reasoning (CBR) designed for playing cards action and bet actions. With the support of the K-MEANS data clustering algorithm, the past experiences are organized in groups where the combination of game-state and game-actions is considered. Initially, a criterion is applied to choose the group to be accessed; then, another reuse criterion uses the cases that belong to the selected cluster to determine which game-action should be reused as a solution to the current game situation. This two-step reuse model was implemented with different combinations of criteria in different steps. The criteria explored in this work are identified by majority rules reuse, choice of action/cluster by random methods where the probabilities of each action being classified are considered, actions/clusters most likely to win, or choice of cluster or group that provides the most points. To evaluate these combinations, the virtual agents were implemented with different reuse policies and were used in different tests. To validate the agents, this work shows approaches to all stages of the CBR cycle (retrieval, reuse, revise, retain).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas de Reusopor
dc.subjectRaciocínio baseado em casospor
dc.subjectClusteringeng
dc.subjectJogos de cartaspor
dc.subjectJogo de trucopor
dc.subjectReuse policieseng
dc.subjectCase based reasoningeng
dc.subjectCard-gameseng
dc.subjectTruco-gameeng
dc.titleCasos e clusters no desenvolvimento de políticas de reuso para tomada de decisão em jogos de cartaspor
dc.title.alternativeCases and clusters applied at the development of reuse policies for decision- making in card gameseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho investiga a combinação de casos e clusters aplicados ao reuso de ações de jogo (por exemplo, cartas jogadas, apostas efetuadas) presentes em casos recuperados de uma consulta feita a um agente de Raciocínio Baseado em Casos (CBR) projetado para jogar cartas. Com o suporte do algoritmo de agrupamento de dados K-MEANS, critérios de reuso são aplicados a grupos identificados nos casos presentes na base de casos onde as ações de jogo são relacionadas com o estado em que foram feitas. Inicialmente um critério é aplicado para escolher o grupo que deve ser acessado. Em seguida, outro critério de reuso utiliza os casos que pertencem ao cluster selecionado para determinar qual ação de jogo deve ser reusada como solução para a atual situação de jogo. Esse modelo de reuso em dois passos foi implementado em conjunto com diferentes combinações de critérios de reuso onde as ações e clusters foram escolhidos por meio do reuso da maioria, escolha da ação / cluster por métodos aleatórios onde as probabilidades de cada ação ser sorteadas são previamente computadas, ações / clusters com maior probabilidade de vitória, ou escolha do cluster ou grupo que proporciona maior ganho de pontos. Para avaliar essas propostas, agentes virtuais implementados com diferentes políticas de reuso foram submetidos a diferentes testes. Para a completa validação da proposta, este trabalho apresenta as abordagens utilizadas em todas as etapas do ciclo CBR (recuperação, reuso, revisão, retenção).por
dc.contributor.advisor1Silva, Luís Alvaro de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066370508832550por
dc.contributor.referee1Müller, Felipe Martins
dc.contributor.referee2Bordini, Rafael Heitor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202978689359593por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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