dc.creator | Paulus, Gustavo Bathu | |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T19:18:31Z | |
dc.date.available | 2021-09-22T19:18:31Z | |
dc.date.issued | 2020-03-27 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22264 | |
dc.description.abstract | This work investigates combinations of cases and clusters that use reusable gaming actions
present in retrieved cases from queries made by virtual players. These queries are built using
case-based reasoning (CBR) designed for playing cards action and bet actions. With the
support of the K-MEANS data clustering algorithm, the past experiences are organized in
groups where the combination of game-state and game-actions is considered. Initially, a
criterion is applied to choose the group to be accessed; then, another reuse criterion uses
the cases that belong to the selected cluster to determine which game-action should be
reused as a solution to the current game situation. This two-step reuse model was
implemented with different combinations of criteria in different steps. The criteria explored
in this work are identified by majority rules reuse, choice of action/cluster by random
methods where the probabilities of each action being classified are considered,
actions/clusters most likely to win, or choice of cluster or group that provides the most
points. To evaluate these combinations, the virtual agents were implemented with different
reuse policies and were used in different tests. To validate the agents, this work shows
approaches to all stages of the CBR cycle (retrieval, reuse, revise, retain). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas de Reuso | por |
dc.subject | Raciocínio baseado em casos | por |
dc.subject | Clustering | eng |
dc.subject | Jogos de cartas | por |
dc.subject | Jogo de truco | por |
dc.subject | Reuse policies | eng |
dc.subject | Case based reasoning | eng |
dc.subject | Card-games | eng |
dc.subject | Truco-game | eng |
dc.title | Casos e clusters no desenvolvimento de políticas de reuso para tomada de decisão em jogos de cartas | por |
dc.title.alternative | Cases and clusters applied at the development of reuse policies for decision- making in card games | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a combinação de casos e clusters aplicados ao reuso de ações de
jogo (por exemplo, cartas jogadas, apostas efetuadas) presentes em casos recuperados de
uma consulta feita a um agente de Raciocínio Baseado em Casos (CBR) projetado para
jogar cartas. Com o suporte do algoritmo de agrupamento de dados K-MEANS, critérios de
reuso são aplicados a grupos identificados nos casos presentes na base de casos onde as
ações de jogo são relacionadas com o estado em que foram feitas. Inicialmente um critério
é aplicado para escolher o grupo que deve ser acessado. Em seguida, outro critério de reuso
utiliza os casos que pertencem ao cluster selecionado para determinar qual ação de jogo
deve ser reusada como solução para a atual situação de jogo. Esse modelo de reuso em dois
passos foi implementado em conjunto com diferentes combinações de critérios de reuso
onde as ações e clusters foram escolhidos por meio do reuso da maioria, escolha da ação /
cluster por métodos aleatórios onde as probabilidades de cada ação ser sorteadas são
previamente computadas, ações / clusters com maior probabilidade de vitória, ou escolha
do cluster ou grupo que proporciona maior ganho de pontos. Para avaliar essas propostas,
agentes virtuais implementados com diferentes políticas de reuso foram submetidos a
diferentes testes. Para a completa validação da proposta, este trabalho apresenta as
abordagens utilizadas em todas as etapas do ciclo CBR (recuperação, reuso, revisão,
retenção). | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Luís Alvaro de Lima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8066370508832550 | por |
dc.contributor.referee1 | Müller, Felipe Martins | |
dc.contributor.referee2 | Bordini, Rafael Heitor | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1202978689359593 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência da Computação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |