Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
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Data
2021-06-24Autor
Ponciano, Paula Aparecida Cavalheiro
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Este estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por
professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas
pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar questões
de gênero no contexto escolar. A pesquisa foi feita através da escuta de docentes que
atuam em contextos da Educação Infantil e consiste em trabalho final do Curso de
Especialização em Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Maria. Para
elaborar este trabalho, foram empregados dois procedimentos importantes: o primeiro
foi o levantamento teórico sobre o conceito de gênero, e o segundo, a aplicação de
um questionário com questões abertas como instrumento de produção de dados,
interpretados à luz de conceitos teóricos dos estudos de gênero desenvolvidos por
Louro e Finco (2003). Apresentando uma perspectiva qualitativa, esta pesquisa
destinou-se a analisar as situações narradas pelos professores da Educação Infantil
sobre suas práticas pedagógicas atreladas às questões de gênero. O instrumento de
produção dos dados foi um questionário com questões abertas, enviado através de email.
A partir das narrativas, foi feita uma análise reflexiva das respostas de duas
professoras e de um professor, sujeitos da investigação. O trabalho trouxe a
possibilidade de pensar a importância da formação de professores e a necessidade
de estudos de gênero na formação docente. Além disso, possibilitou o entendimento
de que esse é um processo complexo e que requer uma mudança na sociedade, de
modo a acolher a diferença e lutar por uma sociedade justa, com respeito e igualdade
de direitos.
Coleções
- Estudos de Gênero [46]
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