Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPersigo, Patrícia Milano
dc.creatorGiovanelli, Leticia
dc.date.accessioned2021-10-04T13:53:02Z
dc.date.available2021-10-04T13:53:02Z
dc.date.issued2021-08-17
dc.date.submitted2021
dc.identifier.citationGIOVANELLI, Leticia de Oliveira. O fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das Relações Públicas brasileiras. 2021. 88 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) – Universidade Federal de Santa Maria, Frederico Westphalen, RS, 2021.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22327
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal da Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, Curso de Relações Públicas, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis paper addresses the perception of Public Relations professionals in Brazil regarding the Astroturfing phenomenon, for this reason, a qualitative approach was proposed through exploratory research. The relational perspective in this research is relevant to think through in this exploratory research, since it makes it possible to better understand the reality of Astroturfing in Brazil, more specifically, in the field of Public Relations. Understanding the perception of PR professionals about Astroturfing can contribute to more critical debates in the field of Public Relations. Furthermore, it promotes, in this perspective, more reflections about the practice of Astroturfing in Brazil, bringing about greater visibility about the phenomenon. Because we understand that, within the organizational scenario, there are practices disguised as Public Relations. Assuming the objective of simulating publics, as a movement of manifestation of public opinion, which can interfere in certain decisions or conceptions, whether of the public power or of organizations. Thus, the general objective of this research is to know the perception of opinion leaders in the area of ​​Public Relations in Brazil about the phenomenon of Astroturfing. For the development of this purpose, the specific objectives are: a) study the field of Public Relations and Astroturfing; b) indicate Public Relations sub-areas possibly impacted by the phenomenon; c) identify opinion leaders in the field of Public Relations in Brazil; and d) investigate opinion leaders perception of Astroturfing. Two movements will be made for the methodological path, the first consists in identifying opinion leaders in Public Relations in Brazil (MOTA et al., 2016) and the second in the application of semi-structured interviews. We conclude that the Public Relations profession is a very important activity for good organizational communication. Therefore, the need to deal with the phenomenon of Astroturfing in Public Relations is visible, aiming to better understand the potential that the PR process has in the formation of publics.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAstroturfingpor
dc.subjectOpinião públicapor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectLíderes de opiniãopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectAstroturfingeng
dc.subjectPublic opinioneng
dc.subjectPublic relationseng
dc.subjectOpinion leaderseng
dc.subjectCommunicationeng
dc.titleO fenômeno do Astroturfing segundo líderes de opinião das relações públicas brasileiraspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localFrederico Westphalen, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationRelações Públicaspor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a percepção dos profissionais de Relações Públicas no Brasil quanto ao fenômeno do Astroturfing, por esse motivo, foi proposta uma abordagem qualitativa por uma pesquisa exploratória. É relevante, analisar a perspectiva relacional nesta pesquisa exploratória, uma vez que viabiliza conhecer melhor a realidade do Astroturfing no Brasil, mais especificamente, no campo das Relações Públicas. Compreender a percepção dos profissionais de RRPP sobre o Astroturfing pode contribuir para debates mais críticos no campo das Relações Públicas. Ademais, promove-se, nessa perspectiva, mais reflexões acerca da prática do Astroturfing no Brasil, ocasionando uma maior visibilidade sobre o fenômeno. Pois entendemos que, dentro do cenário organizacional existem práticas disfarçadas de Relações Públicas. Assumindo o objetivo de simular públicos, como movimento de manifestação da opinião pública, que pode interferir em determinadas decisões ou concepções, seja do poder público, ou das organizações. Dessa maneira o objetivo geral desta pesquisa é conhecer a percepção dos líderes de opinião da área das Relações Públicas no Brasil acerca do fenômeno do Astroturfing. Para o desenvolvimento desse propósito, os objetivos específicos são: a) estudar o campo das Relações Públicas e do Astroturfing; b) indicar subáreas de Relações Públicas possivelmente impactadas pelo fenômeno; c) identificar líderes de opinião no campo das Relações Públicas no Brasil e d) investigar a percepção dos líderes de opinião sobre o Astroturfing. Para o levantamento da percepção dos profissionais de Relações Públicas acerca do Astroturfing no Brasil, serão efetuados dois movimentos para o percurso metodológico. O primeiro consiste na identificação dos líderes de opinião em Relações Públicas no Brasil (MOTA et al., 2016) e o segundo na aplicação de entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a profissão de Relações Públicas é uma atividade de suma importância para uma boa comunicação organizacional. Por isso, é visível a necessidade de tratar o fenômeno do Astroturfing nas Relações Públicas, objetivando compreender mais a fundo o potencial que o processo de RRPP possui na formação de públicos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto