Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Adriano Torri
dc.date.accessioned2021-10-08T14:18:53Z
dc.date.available2021-10-08T14:18:53Z
dc.date.issued2015-11-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22370
dc.description.abstractThe main intention of this work is to describe and to analyze the appproach to Trigonometry in some textbooks used in Brazilian high school, published in different historical moments early XX century until the 1970 years, to verify in which extent the guidelines of the pedagogical currents of the Mathematics teaching are evident. Therefore, the textbook may be regarded as a source of research on the history of Mathematics teaching, since it can reflect the main pedagogical currents in the social and historic context in which it were published. In order to do that, the textbook will be regarded as a symbolic form. Then, we may to apply the Hermeneutic of Depth as the methodological framework to analyse the textboooks. This analysis consists of three dimensions: an analysis of social and historic context in which the textbook was produced; an analysis of the internal framework of the symbolic form; and a (re)interpretation obtained as a synthesis of the preceding ones.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectHistória da educação matemáticapor
dc.subjectHermenêutica de profundidadepor
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectHistory of mathematics teachingeng
dc.subjectHermeneutic of deptheng
dc.subjectTrigonometryeng
dc.titleUma análise do tratamento dado à trigonometria em livros didáticos do ensino médio publicados no Brasil em diferentes décadas do século XXpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é descrever e analisar a abordagem da trigonometria em alguns livros didáticos utilizados em nível de Ensino Médio no Brasil, publicados em diferentes momentos históricos desde o início do século XX até a década de 1970, para verificar em que medida as orientações das tendências do ensino da Matemática são evidentes nos livros analisados. O livro didático pode ser visto, portanto, como uma fonte de pesquisa para a história do ensino de Matemática, já que pode refletir as tendências pedagógicas predominantes no contexto sócio-histórico em que foi publicado. Para isso, ele será considerado, neste trabalho, como uma forma simbólica, sendo passível, portanto, de ser analisado segundo o referencial metodológico da hermenêutica de profundidade. Tal análise consiste em três dimensões: uma análise do contexto sócio-histórico em que o livro foi produzido; uma análise da estrutura interna da forma simbólica; e uma (re)interpretação obtida como uma síntese das duas dimensões anteriores.por
dc.contributor.advisor1Martins, João Carlos Gilli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9193613136536224por
dc.contributor.referee1Carvalho, João Bosco Pitombeira Fernandes de
dc.contributor.referee2Fajardo, Ricardo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9378806691720934por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International