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dc.creatorLima, Wilson Vanucci Costa
dc.date.accessioned2021-10-20T17:14:52Z
dc.date.available2021-10-20T17:14:52Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22485
dc.description.abstractThis research was developed through an extension project of the Federal University of Santa Maria, which is integrated by Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. To carry out the work, there was an intervention at the State School of Basic Education Dom Antônio Reis de Faxinal do Soturnos – RS, through educational activities implemented by the researcher totaling 14 class hours between March and April 2019. The intervention was carried out in two classes of first grade of high school, totaling 38 students. This work proposes to carry out educational activities exploring new possibilities for teaching strength and movement in Basic Education, with the use of technological resources. The present research is of an exploratory qualitative character, of the case study type and was organized based on subsidies explored in a Systematic Review of Literature and in the theory presented by Vygotsky, applied to the teaching area. In this way, it is intended to provide means for students, through social interactions guided by the teacher, to have the possibility of capturing and sharing meanings of physical concepts accepted by the academic and scientific community. This work can serve as a reference of activities for implementation in the classroom, relating the theory of strength and movement, with the realization of educational activities using Digital Technologies of Information and Communication (TDIC), for example, the use of Augmented Reality Mobile (RAM). The greatest difficulty evidenced in the research regarding operability and accessibility when using RAM technology is linked to limited access to the internet to explore the different functionalities of educational media. Through the analysis of the results of questionnaires, class reports and raw materials of the applied educational activities, it was obtained indications that the educational activities carried out can contribute to a potential learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino de força e movimentopor
dc.subjectRealidade aumentada mobilepor
dc.subjectTDIC na educaçãopor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subjectTeaching strength and movementeng
dc.subjectAugmented reality mobileeng
dc.subjectTDIC in educationeng
dc.titleAtividades educacionais empregando realidade aumentada mobile para o ensino de força e movimentopor
dc.title.alternativeEducational activities employing augmented reality mobile for teaching strength and movementeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida através de um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria, que é integrado pelo Prof. Dr. Cesar de Oliveira Lobo. Para a realização do trabalho, houve uma intervenção na Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis de Faxinal do Soturno – RS, através de implementações atividade educacionais ministradas pelo pesquisador totalizando 14 horas-aulas entre março e abril de 2019. A intervenção foi realizada em duas turmas de primeira série do Ensino Médio, totalizando 38 alunos. Neste trabalho tem-se como proposta realizar atividades educacionais explorando novas possibilidades para o ensino de força e movimento na Educação Básica, com a utilização de recursos tecnológicos. A presente pesquisa é de caráter qualitativo exploratória do tipo estudo de caso e foi organizada com base em subsídios explorados em uma Revisão Sistemática da Literatura e na teoria apresentada por Vygotsky, aplicadas a área de ensino. Desta forma, pretende-se fornecer meios para que os alunos, através de interações sociais orientadas pelo professor, tenham a possiblidade de captar e compartilhar significados de conceitos físicos aceitos pela comunidade acadêmica e científica. Este trabalho pode servir como um referencial de atividades para implementação em sala da aula, relacionando a teoria de força e movimento, com a realização de atividades educacionais utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a exemplo, a utilização de Realidade Aumentada Mobile (RAM). A maior dificuldade evidenciada na pesquisa em relação a operabilidade e acessibilidade ao utilizar a tecnologia de RAM está atrelada ao acesso limitado à internet para explorar as diferentes funcionalidades da mídia educacional. Através da análise dos resultados por meio de questionários, relato de aula e materiais brutos das atividades educacionais aplicadas, obteve-se indícios de que as atividades educacionais realizadas puderam contribuir para uma aprendizagem potencial.por
dc.contributor.advisor1Lobo, Cesar de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5311120337537777por
dc.contributor.advisor-co1Nunes, Felipe Becker
dc.contributor.referee1Oliveira, Gilberto Orengo de
dc.contributor.referee2Vidmar, Muryel Pyetro
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067975486990104por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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