Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorXimendes, Fernanda do Amaral
dc.date.accessioned2021-10-22T17:36:36Z
dc.date.available2021-10-22T17:36:36Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22509
dc.description.abstractUnderstanding the assumptions related to the development of scientific thinking in the formation of individuals is a fundamental prerogative for understanding subsequent educational processes. In this way, we turn our attention to Early Childhood Education and Science Teaching, where the cognitive development of children presents itself as a great potential for their integral education, thus contributing to their constitution throughout the school and personal trajectory. In this sense, this research had the purpose of evaluating the perceptions and the ways of approach of the professors towards Science Teaching and its possible implications in the formation of the students, as well as, verifying the children's perceptions about Sciences and Scientist represented through the oral expression and written representation (drawing). The present research is characterized as a case study, of qualitative character, where the referred processes were investigated in an early childhood school. This school belongs to the municipality of Uruguaiana, RS, and serves children from different locations in the city. As a result, it was verified that the school's Political Pedagogical Project (PPP) is outdated, which does not characterize what it really is, and the need to reformulate this guiding document; it was found that the collaborators' perceptions are fragmented and need more in-depth knowledge about what science is (epistemological concepts); it was noted that the perceptions of collaborating children are varied, sometimes they confuse scientists with other professions, have stereotyped conceptions of scientists and do not know how to express what science is. In this way, the research indicates that the teachers' conceptions can imply in the student's education, since if the teacher has fragmented, stereotyped conceptions or no activity that demonstrates these conceptions, even if implicit, they end up influencing the education of their students. Another relevant fact is the need for continuing education aimed at teaching science to the faculty, as it is essential to qualify the work that has already been developed in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPercepçõespor
dc.subjectScience educationeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPerceptionseng
dc.titleO ensino de ciências na educação infantil: as percepções dos docentes frente ao ensino de ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantespor
dc.title.alternativeScience teatching in child education: the perceptions of teachers in relation to science teaching and its implications in the formation of individualseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEntender os pressupostos relacionados ao desenvolvimento do pensamento científico na formação dos indivíduos é uma prerrogativa fundamental para compreensão dos processos educacionais subsequentes. Dessa forma, voltamos nosso olhar para a Educação Infantil e ao Ensino de Ciências, onde o desenvolvimento cognitivo das crianças se apresenta como um grande potencial para sua formação integral, contribuindo assim, na sua constituição ao longo da trajetória escolar e pessoal. Nesse sentido, esta pesquisa teve a finalidade de avaliar as percepções e as formas de abordagem das docentes frente ao Ensino de Ciências e suas possíveis implicações na formação dos estudantes, bem como, verificar as percepções das crianças sobre Ciências e Cientista representado através da expressão oral e da representação escrita (desenho). A presente pesquisa é caracterizada como um estudo de caso, de caráter qualitativo, onde se investigou os referidos processos em uma escola de Educação Infantil. Esta escola pertence ao município de Uruguaiana, RS, e atende crianças de diferentes localidades da cidade. Como resultados verificou-se a desatualização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, o qual não caracteriza como ela realmente é, e a necessidade de reformulação deste documento norteador; constatou-se que as percepções das docentes colaboradoras são fragmentadas e necessitam de saberes mais aprofundado sobre o que é ciências (concepções epistemológicas); notou-se que as percepções das crianças colaboradoras são variadas, as vezes, confundem cientistas com outras profissões, possuem concepções estereotipadas de cientistas e não sabem expressar o que é ciências. Desta forma, a pesquisa indica que as concepções das professoras podem implicar na formação do estudante, visto que se o docente tem concepções fragmentas, estereotipadas ou nenhuma atividade que demonstre essas concepções, mesmo que implícitas, elas acabam influenciando na formação de seus alunos. Outro fato relevante é a necessidade de formação continuada voltada ao ensino de ciências para o corpo docente, pois se faz imprescindível para qualificar o trabalho que já vem sendo desenvolvido em sala de aula.por
dc.contributor.advisor1Pessano, Edward Frederico Castro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760002240063004por
dc.contributor.referee1Coutinho, Renato Xavier
dc.contributor.referee2Lanes, Karoline Goulart
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0829939622887027por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducação em Ciênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.