dc.contributor.advisor | Pinto, Nelson Guilherme Machado | |
dc.creator | Alves, Luiz Henrique | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:43:42Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:43:42Z | |
dc.date.issued | 2021-01-25 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22518 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | In view of the current economic crisis situations that companies are facing, it is necessary that they update
themselves so that they can face moments of instability and economic crises, as the current scenario shows that it
is extremely important to remain fully informed on how the financial health of organizations behaves. One of the
points that brings a lot of difficulty for companies is the default factor. In this way, this work aims to analyze and
propose solutions to improve defaults in the company Auto Elétrica JF LTDA, located in the city of Palmeira das
Missões in the state of Rio Grande do Sul. The present research is a qualitative study where calls were made with
open-ended questions, and so the answers were faithfully transcribed, in order to analyze real company data
looking for points to improve the default situation. It is possible to observe assertive aspects that are reported by
customers, where they consider that the company efficiently performs its services, in this way, recommending its
services to other people. The collection method is considered satisfactory and the company is understanding of
late payments. Which in a way may be leading to a possible problem in the financial sector, since despite being
sympathetic to your client, it ends up damaging your collection process, as it is not always able to actually resolve
the client's default. Through the questionnaire answered by defaulting customers in the company, it was found that
there are negative points, which leave customers dissatisfied with the company. It can be said that it is necessary
to adopt a management system where customers have a registration form with all relevant data, so that it facilitates
the collection process, making it more effective. Implement measures to improve the telephone service offered,
making it more efficient to resolve doubts obtained by its customers. As well as, avoid delays in the delivery of
services, trying to deliver them on the correct date, as agreed with the customer. Adhere to the system of new
technologies such as social networks, promoting its services and facilitating the arrival of new customers. As work
limitations, the lack of contact with some customers, the lack of participation in research by some customers and
the small number of defaulters in the company. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inadimplência | por |
dc.subject | Políticas de cobrança | por |
dc.subject | Políticas de crédito | por |
dc.title | Inadimplência no setor de prestação de serviços automotivos: um estudo na autoelétrica JF LTDA localizada em Palmeira das Missões - RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Diante das atuais situações de crise econômica em que as empresas estão enfrentando, se torna necessário
que as mesmas se atualizem para que consigam enfrentar momentos de instabilidade e de crises econômicas, pois
o atual cenário mostra que é de suma importância se manter inteiramente informado em como se comporta a saúde
financeira das organizações. Um dos pontos que traz muita dificuldade para as empresas é o fator de inadimplência.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo analisar e propor soluções para o melhoramento da inadimplência
na empresa Auto Elétrica JF LTDA, localizada na cidade de Palmeira das Missões no estado do Rio Grande do
Sul. A presente pesquisa trata-se de um estudo qualitativo onde foram realizadas ligações com questões de cunho
aberto, e assim as respostas foram transcritas de maneira fiel, a fim de analisar dados reais da empresa buscando
pontos para melhoramento da situação de inadimplência. É possível observar aspectos assertivos que são relatados
pelos clientes, onde consideram que a empresa realiza com eficiência os seus serviços, desta maneira,
recomendando os serviços da mesma para outras pessoas. O método de cobranças é considerado satisfatório e a
empresa é compreensiva com os atrasos no pagamento. O que de certa forma pode estar acarretando em um
possível problema no setor financeiro, já que apesar de ser compreensiva com seu cliente, acaba por prejudicar seu
processo de cobrança, pois nem sempre consegue de fato solucionar a inadimplência do cliente. Através do
questionário respondido pelos clientes inadimplentes na empresa, foi possível constatar que existem pontos
negativos, que deixam os clientes insatisfeitos em relação a empresa. Pode-se dizer que é necessário adotar um
sistema gerencial onde os clientes tenham uma ficha cadastral com todos os dados pertinentes, para que facilite o
processo de cobrança, tornando-o mais eficaz. Implantar medidas para a melhoria do atendimento telefônico
oferecido, fazendo com que seja mais eficiente para sanar as dúvidas obtidas pelos seus clientes. Assim como,
evitar atrasos na entrega dos serviços, procurando efetuar sua entrega na data correta, conforme combinado com o
cliente. Aderir o sistema das novas tecnologias como as redes sociais, divulgando seus serviços e facilitando a
chegada de novos clientes. Como limitações do trabalho, a falta de contato com alguns clientes, a não
disponibilidade de participação a pesquisa por parte de alguns clientes e o pequeno número de inadimplentes na
empresa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |