Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Gabriel Nunes de
dc.creatorBarcelos, Joana Pinheiro
dc.date.accessioned2021-10-22T18:52:47Z
dc.date.available2021-10-22T18:52:47Z
dc.date.issued2021-09-08
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22541
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Economia, RS, 2021.por
dc.description.abstractIn 2020, both Brazilian and global economic sector was affected by Covid-19, which began in Wuhan,China. Because of this fact, it is possible to perceive a change in consumer behavior, since the pandemic environment becomes – more uncertain. Thus, the main objective of the research is to investigate the behavior of consumers in the municipality of Palmeira das Missões-RS,in the face of the covid-19 pandemic. In theoretical terms, we sought to approach definitions relevant to the analysis, such as the concept of consumption, consumer, consumer behavior, approaches from the point of view of the economy and previous studies on the subject. In methodological terms, we started from the application of an online questionnaire, using the survey method, with objective questions measured by the Likert scale. The questionnaire was applied from January 2 to 11, 2021, where 265 inhabitants answered. It was observed that the interviewees' income did not suffer significant changes, even so, their behavior became more conservative, focusing consumption on essential goods and reducing superfluous goods.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectPandemiapor
dc.titleComportamento do consumidor diante da pandemia da Covid-19: uma análise no âmbito do município de Palmeira das Missõespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Economiapor
dc.description.resumoNo ano de 2020, o setor econômico tanto brasileiro quanto mundial foi afetado pelo Covid-19, iniciado em Wuhan, na China. Partindo desse fato, é possível perceber uma alteração no comportamento do consumidor, já que o ambiente pandêmico torna- se mais incerto. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal investigar o comportamento do consumidor, do município de Palmeira das Missões- RS, diante da pandemia da covid-19. Em termos teóricos, buscou-se abordar definições pertinentes para a análise, como o conceito de consumo, consumidor, comportamento do consumidor, abordagens do ponto de vista da economia e de estudos anteriores sobre o tema. Em termos metodológicos, partiu-se da aplicação de questionário on-line, utilizando o método survey, com questões objetivas mensuradas pela escala Likert. O questionário foi aplicado de 02 a 11 de janeiro de 2021, onde 265 habitantes responderam. Observou-se que a renda dos entrevistados não sofreu alterações significativas, mesmo assim, o seu comportamento tornou- se mais conservador, centrando o consumo em bens essenciais e reduzindo os bens supérfluos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto