dc.contributor.advisor | Oliveira, Gabriel Nunes de | |
dc.creator | Barcelos, Joana Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T18:52:47Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T18:52:47Z | |
dc.date.issued | 2021-09-08 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22541 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Economia, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | In 2020, both Brazilian and global economic sector was affected by Covid-19, which
began in Wuhan,China. Because of this fact, it is possible to perceive a change in
consumer behavior, since the pandemic environment becomes – more uncertain. Thus,
the main objective of the research is to investigate the behavior of consumers in the
municipality of Palmeira das Missões-RS,in the face of the covid-19 pandemic. In
theoretical terms, we sought to approach definitions relevant to the analysis, such as
the concept of consumption, consumer, consumer behavior, approaches from the point
of view of the economy and previous studies on the subject. In methodological terms,
we started from the application of an online questionnaire, using the survey method,
with objective questions measured by the Likert scale. The questionnaire was applied from
January 2 to 11, 2021, where 265 inhabitants answered. It was observed that the
interviewees' income did not suffer significant changes, even so, their behavior
became more conservative, focusing consumption on essential goods and reducing
superfluous goods. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Comportamento do consumidor | por |
dc.subject | Consumo | por |
dc.subject | Covid-19 | por |
dc.subject | Pandemia | por |
dc.title | Comportamento do consumidor diante da pandemia da Covid-19: uma análise no âmbito do município de Palmeira das Missões | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Economia | por |
dc.description.resumo | No ano de 2020, o setor econômico tanto brasileiro quanto mundial foi afetado pelo
Covid-19, iniciado em Wuhan, na China. Partindo desse fato, é possível perceber uma
alteração no comportamento do consumidor, já que o ambiente pandêmico torna- se
mais incerto. Assim, a pesquisa tem como objetivo principal investigar o
comportamento do consumidor, do município de Palmeira das Missões- RS, diante da
pandemia da covid-19. Em termos teóricos, buscou-se abordar definições pertinentes
para a análise, como o conceito de consumo, consumidor, comportamento do
consumidor, abordagens do ponto de vista da economia e de estudos anteriores sobre
o tema. Em termos metodológicos, partiu-se da aplicação de questionário on-line,
utilizando o método survey, com questões objetivas mensuradas pela escala Likert. O
questionário foi aplicado de 02 a 11 de janeiro de 2021, onde 265 habitantes
responderam. Observou-se que a renda dos entrevistados não sofreu alterações
significativas, mesmo assim, o seu comportamento tornou- se mais conservador,
centrando o consumo em bens essenciais e reduzindo os bens supérfluos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |