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dc.contributor.advisorMagno Junior, Mario Gerson Miranda
dc.creatorFortes, Maria Fermina Santana
dc.date.accessioned2021-10-28T10:51:35Z
dc.date.available2021-10-28T10:51:35Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22640
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractActually, technological advances coupled with the emergence of information technology and communication (ICT's) are promoting changes in contemporary society. The advancement of ICTs was mainly with the wide use of the internet has revolutionized the way of communication between people. In recent years, there has been a transition from classical media (newspaper, photography, cinema, radio and television) for online media (mouse, touch screen, joystic, keyboard, etc). The ICTs are widespread in all sectors, causing a change in labor relations. In the education area was no different, as it provided a great change in the form of teaching and learning. The schools now have computer labs and promote digital inclusion. In this context, during the learning process the student ceases to be passive to actively participate in the process. ICTs emerging in this new scenario of education, as a tool to help teachers in their teaching. The teacher ceases to be a transmitter of knowledge to become stimulating the curiosity of the student. Thus, this research has qualitative and quantitative character. We analyzed through a case study, the use of information technologies and communication by teachers of municipal schools in Itaqui / RS. For this, there was the application of a questionnaire with fifty open and closed questions in five municipal schools in the city. At the end of the study it was found that although schools have a good technological apparatus, only a few teachers in the municipal primary school use the ICTs as an instrument to facilitate the teaching-learning process. There is a considerable group of teachers who have difficulties in the use of ICTs because they unkwon the potential of these technologies for their educational practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectICT (Technologies of Information and Communication)eng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.titleUso das tecnologias da informação e da comunicação por professores do ensino fundamental municipal de Itaquipor
dc.title.alternativeUse of information technology and communications for elementary school teachers municipal Itaquieng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente, os avanços tecnológicos aliados ao surgimento das tecnologias da informação e da comunicação (tic’s) estão promovendo mudanças na sociedade contemporânea. O avanço das tic’s deu-se principalmente com a ampla utilização da internet que revolucionou o modo de comunicação entre as pessoas. Nos últimos anos, ocorreu uma transição da mídia clássica (jornal, fotografia, cinema, rádio e televisão) para mídia on-line (mouse, tela tátil, joystic, teclado, etc). As tic’s estão disseminadas em todos os setores, provocando uma alteração nas relações de trabalho. Na área da educação não foi diferente, já que proporcionaram uma grande mudança na forma de ensinar e aprender. As escolas passaram a ter laboratórios de informática e a promover a inclusão digital. Neste contexto, durante o processo de aprendizagem o aluno deixa de ser passivo para participar ativamente do processo. As tic’s surgem neste novo cenário da educação, como ferramenta para auxiliar o professor em sua prática pedagógica. O docente deixa de ser um transmissor de saberes para converter-se em estimulador da curiosidade do aluno. Sendo assim, a presente pesquisa tem caráter quali-quantitativo e analisou, através de um estudo de caso, o uso das tecnologias da informação e da comunicação por professores das escolas municipais de ensino fundamental da cidade de Itaqui/RS. Para isso, realizou-se a aplicação de um questionário com cinquenta perguntas abertas e fechadas, em cinco escolas da rede municipal da cidade. Ao final da pesquisa constatou-se que embora as escolas possuam um bom aparato tecnológico, apenas alguns professores da rede municipal de ensino fundamental utilizam as tic’s como instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem. Existe um grupo considerável de professores que apresentam dificuldades no uso das tic’s por desconhecerem a potencialidade dessas tecnologias para sua prática educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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