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dc.contributor.advisorCamfield, Claudio Eduardo Ramos
dc.creatorNascimento, Sharize Lopes Corrêa do
dc.date.accessioned2021-10-29T17:40:37Z
dc.date.available2021-10-29T17:40:37Z
dc.date.issued2021-01-27
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22656
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso de graduação- Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021.por
dc.description.abstractA good internal work climate, it is in the interest of all members of an organization, to develop work in a positive environment, can leverage optimistic effects. Organizational climate surveys prove to be an excellent tool for assessing and analyzing the internal environment of organizations, as it is possible to map and identify factors that influence the company's atmosphere through it. Thus, this internship report went to the people management area of a technology company, located in the city of Santa Maria/RS. In order to achieve a healthier work environment and leverage organizational results, a questionnaire was developed and applied to understand the perception and satisfaction of employees of various climate factors. With the data obtained in this study, it was observed that these factors provided recognition, conditions of progress and emphasis on participation were the ones that presented the lowest level of satisfaction, indicating the need for greater attention regarding these aspects. After analysis, it was evaluated what can be improved, in order to propose suggestions that contribute to increase the team's satisfaction. Therefore, it was suggested to the company to develop a system for the recognition of above-average performance, considering roles and responsibilities, including professional improvement. Also, within the organization's executable framework, an explanation of the opportunities for professional advancement, as well as about strategic planning, is recommended. And, finally, if possible, a more collective construction of the results to be achieved by the organization.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectClima organizacionalpor
dc.subjectPesquisa de clima organizacionalpor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectOrganizational climateeng
dc.subjectOrganizational climate researcheng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.titleClima organizacional: estudo de caso de uma empresa de tecnologia em serviços digitaispor
dc.title.alternativeOrganizational climate: case study of a technology company in digital serviceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoUm bom clima interno de trabalho é de interesse de todos os integrantes de uma organização. Desenvolver um trabalho em um ambiente positivo pode alavancar efeitos otimistas. Pesquisas de clima organizacional se mostram como uma excelente ferramenta para avaliação e análise do ambiente interno das organizações, visto que, através delas, é possível mapear e identificar fatores que influenciam a atmosfera da empresa. Dessa forma, esse relatório de estágio direcionou-se para a área de gestão de pessoas de uma empresa do ramo de tecnologia, localizada no município de Santa Maria/RS. A fim de obter um ambiente de trabalho mais saudável e alavancar resultados organizacionais, foi desenvolvido e aplicado um questionário para compreender a percepção e a satisfação dos funcionários sobre diversos fatores de clima. Com os dados obtidos neste estudo, observou-se que os fatores: reconhecimento proporcionado, condições de progresso e ênfase na participação foram os que apresentaram o menor índice de satisfação, indicando a necessidade de maior atenção quanto a esses aspectos. Após análises, avaliou-se o que pode ser melhorado, a fim de propor sugestões que contribuam para elevar a satisfação da equipe. Portanto, foi sugerido à empresa desenvolver um sistema para reconhecimento do desempenho acima da média, considerando atribuições e responsabilidades, inclusive em forma de aprimoramento profissional. Ainda, dentro do executável por parte da organização, recomendou-se uma explanação sobre as oportunidades para ascensão profissional, bem como acerca do planejamento estratégico. E, por fim, se possível, uma construção mais conjunta dos resultados a serem alcançados pela organização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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