dc.contributor.advisor | Camfield, Claudio Eduardo Ramos | |
dc.creator | Nascimento, Sharize Lopes Corrêa do | |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:40:37Z | |
dc.date.available | 2021-10-29T17:40:37Z | |
dc.date.issued | 2021-01-27 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22656 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso de graduação- Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | A good internal work climate, it is in the interest of all members of an organization, to develop
work in a positive environment, can leverage optimistic effects. Organizational climate surveys
prove to be an excellent tool for assessing and analyzing the internal environment of
organizations, as it is possible to map and identify factors that influence the company's
atmosphere through it. Thus, this internship report went to the people management area of a
technology company, located in the city of Santa Maria/RS. In order to achieve a healthier work
environment and leverage organizational results, a questionnaire was developed and applied to
understand the perception and satisfaction of employees of various climate factors. With the
data obtained in this study, it was observed that these factors provided recognition, conditions
of progress and emphasis on participation were the ones that presented the lowest level of
satisfaction, indicating the need for greater attention regarding these aspects. After analysis, it
was evaluated what can be improved, in order to propose suggestions that contribute to increase
the team's satisfaction. Therefore, it was suggested to the company to develop a system for the
recognition of above-average performance, considering roles and responsibilities, including
professional improvement. Also, within the organization's executable framework, an
explanation of the opportunities for professional advancement, as well as about strategic
planning, is recommended. And, finally, if possible, a more collective construction of the
results to be achieved by the organization. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Clima organizacional | por |
dc.subject | Pesquisa de clima organizacional | por |
dc.subject | Satisfação | por |
dc.subject | Organizational climate | eng |
dc.subject | Organizational climate research | eng |
dc.subject | Satisfaction | eng |
dc.title | Clima organizacional: estudo de caso de uma empresa de tecnologia em serviços digitais | por |
dc.title.alternative | Organizational climate: case study of a technology company in digital services | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Um bom clima interno de trabalho é de interesse de todos os integrantes de uma organização.
Desenvolver um trabalho em um ambiente positivo pode alavancar efeitos otimistas. Pesquisas
de clima organizacional se mostram como uma excelente ferramenta para avaliação e análise
do ambiente interno das organizações, visto que, através delas, é possível mapear e identificar
fatores que influenciam a atmosfera da empresa. Dessa forma, esse relatório de estágio
direcionou-se para a área de gestão de pessoas de uma empresa do ramo de tecnologia,
localizada no município de Santa Maria/RS. A fim de obter um ambiente de trabalho mais
saudável e alavancar resultados organizacionais, foi desenvolvido e aplicado um questionário
para compreender a percepção e a satisfação dos funcionários sobre diversos fatores de clima.
Com os dados obtidos neste estudo, observou-se que os fatores: reconhecimento proporcionado,
condições de progresso e ênfase na participação foram os que apresentaram o menor índice de
satisfação, indicando a necessidade de maior atenção quanto a esses aspectos. Após análises,
avaliou-se o que pode ser melhorado, a fim de propor sugestões que contribuam para elevar a
satisfação da equipe. Portanto, foi sugerido à empresa desenvolver um sistema para
reconhecimento do desempenho acima da média, considerando atribuições e responsabilidades,
inclusive em forma de aprimoramento profissional. Ainda, dentro do executável por parte da
organização, recomendou-se uma explanação sobre as oportunidades para ascensão
profissional, bem como acerca do planejamento estratégico. E, por fim, se possível, uma
construção mais conjunta dos resultados a serem alcançados pela organização. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |