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dc.contributor.advisorPolacinski, Edio
dc.creatorNascimento, Tainá Couto do
dc.date.accessioned2021-10-29T17:41:57Z
dc.date.available2021-10-29T17:41:57Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22657
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021.por
dc.description.abstractStartup is a company composed of agile actions aimed at understanding and meeting the needs of the public in a technological and innovative way. These young companies have been gaining more and more space making traditional companies wake up with their methods taking into account some factors that differentiate them. Therefore, this research aims to analyze how the organizational culture of a small startup occurs, making a comparison with a research conducted in a traditional company. Based on this proposition the methodology used was a quantitative approach, that is, with the application of a questionnaire composed of six closed questions where six members of the startup answered, and this research was done as the one applied by the authors Perez and Cobra in a traditional company in the year 2017. In view of the aspects analyzed, the main results obtained were that in the scenario of the startup in question, when it comes to culture there is a diversification, having a better reach and contact with the team. Despite the higher degree of involvement in different issues, the percentage leaves visible the lack of participation, even with a reduced number of participants. This shows the importance of a structured culture, because even though it is an innovative means, the small company that is analyzed needs to set goals for its culture, taking into account the fact that there is no formed and experienced organizational culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectStartupeng
dc.subjectPrakarangapor
dc.subjectEmpresa de pequeno portepor
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectSmall companyeng
dc.titleAnálise e comparação da cultura organizacional de um startup: o caso prakarangapor
dc.title.alternativeAnalysis of the organizational culture of a startup: the Prakaranga caseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPalmeira das Missões, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Administraçãopor
dc.description.resumoStartup é uma empresa composta por ações ágeis voltadas para entender e atender a necessidades do público de forma tecnológica e inovadora. Essas jovens empresas vêm ganhando cada vez mais espaço fazendo com que empresas tradicionais despertem com seus métodos tendo em vista alguns fatores que as diferenciam. Posto isso a presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre a cultura organizacional de uma startup de pequeno porte, fazendo uma comparação com uma pesquisa realizada em uma empresa tradicional. Com base nessa proposição a metodologia usada foi de abordagem quantitativa, ou seja, com a aplicação de um questionário composto por seis questões fechadas onde seis membros da startup responderam, sendo que essa pesquisa foi feita tal como a aplicada pelos autores Perez e Cobra em uma empresa tradicional no ano de 2017. Em vista dos aspectos analisados os principais resultados obtidos foram que no cenário da startup em questão, tratando-se de cultura existe uma diversificação, possuindo um melhor alcance e contato com a equipe. Apesar do maior grau de envolvimento em diferentes questões a porcentagem deixa visível a falta de participação, mesmo com número reduzido de participantes. Mostrando assim a importância de uma cultura estruturada, pois mesmo sendo um meio inovador a empresa de pequeno porte analisada precisa de metas estipuladas para sua cultura, levando em consideração o fato de que não existe uma cultura organizacional formada e vivenciada.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Palmeira das Missõespor


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