dc.contributor.advisor | Polacinski, Edio | |
dc.creator | Nascimento, Tainá Couto do | |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T17:41:57Z | |
dc.date.available | 2021-10-29T17:41:57Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22657 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de curso de graduação - Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Palmeira das Missões, Curso de Administração, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Startup is a company composed of agile actions aimed at understanding and meeting
the needs of the public in a technological and innovative way. These young
companies have been gaining more and more space making traditional companies
wake up with their methods taking into account some factors that differentiate them.
Therefore, this research aims to analyze how the organizational culture of a small
startup occurs, making a comparison with a research conducted in a traditional
company. Based on this proposition the methodology used was a quantitative
approach, that is, with the application of a questionnaire composed of six closed
questions where six members of the startup answered, and this research was done
as the one applied by the authors Perez and Cobra in a traditional company in the
year 2017. In view of the aspects analyzed, the main results obtained were that in the
scenario of the startup in question, when it comes to culture there is a diversification,
having a better reach and contact with the team. Despite the higher degree of
involvement in different issues, the percentage leaves visible the lack of participation,
even with a reduced number of participants. This shows the importance of a
structured culture, because even though it is an innovative means, the small
company that is analyzed needs to set goals for its culture, taking into account the
fact that there is no formed and experienced organizational culture. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cultura organizacional | por |
dc.subject | Startup | eng |
dc.subject | Prakaranga | por |
dc.subject | Empresa de pequeno porte | por |
dc.subject | Organizational culture | eng |
dc.subject | Small company | eng |
dc.title | Análise e comparação da cultura organizacional de um startup: o caso prakaranga | por |
dc.title.alternative | Analysis of the organizational culture of a startup: the Prakaranga case | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Palmeira das Missões, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Administração | por |
dc.description.resumo | Startup é uma empresa composta por ações ágeis voltadas para entender e atender
a necessidades do público de forma tecnológica e inovadora. Essas jovens
empresas vêm ganhando cada vez mais espaço fazendo com que empresas
tradicionais despertem com seus métodos tendo em vista alguns fatores que as
diferenciam. Posto isso a presente pesquisa tem como objetivo analisar como ocorre
a cultura organizacional de uma startup de pequeno porte, fazendo uma comparação
com uma pesquisa realizada em uma empresa tradicional. Com base nessa
proposição a metodologia usada foi de abordagem quantitativa, ou seja, com a
aplicação de um questionário composto por seis questões fechadas onde seis
membros da startup responderam, sendo que essa pesquisa foi feita tal como a
aplicada pelos autores Perez e Cobra em uma empresa tradicional no ano de 2017.
Em vista dos aspectos analisados os principais resultados obtidos foram que no
cenário da startup em questão, tratando-se de cultura existe uma diversificação,
possuindo um melhor alcance e contato com a equipe. Apesar do maior grau de
envolvimento em diferentes questões a porcentagem deixa visível a falta de
participação, mesmo com número reduzido de participantes. Mostrando assim a
importância de uma cultura estruturada, pois mesmo sendo um meio inovador a
empresa de pequeno porte analisada precisa de metas estipuladas para sua cultura,
levando em consideração o fato de que não existe uma cultura organizacional
formada e vivenciada. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.publisher.unidade | UFSM Palmeira das Missões | por |