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dc.contributor.advisorLima, Rogerio Cattelan Antocheves de
dc.creatorPaula, Sérgio Petry de
dc.date.accessioned2021-11-09T12:26:31Z
dc.date.available2021-11-09T12:26:31Z
dc.date.issued2020-12-17
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22760
dc.description.abstractThe incorporation of rice hush ash (RHA) when incorporated into concrete create benefits with respect to durability in room temperatures situations, due to the densification of the cemente matrix. However, on fire situations, the densification of the cement matrix ends up becoming an obstacle to the exit of watwe vapors when the concrete is heated, increasing the internal pressure in the pores, which can lead to the appearance of explosive spalling. Research shows that the use of polypropylene fibers can help reduce the likelihood of spalling in concrete, because they create channels interconnected with the pores facilitating the exit of water vapors. Although the incorporation of RHA in concrete is addressed in numerous researches, a limited number are concerned with analyzing its behavior at high temperatures and, even more limited, with the addition of polypropylene fibers. In this research, the influence of the partial substution of Portalnd cement by RHA and the addition of polypropylene fibers on the mechanical resistance to compression, weight loss and occurrence of spalling in concrete after being submitted to high temperatures is investigated. For this, specimens with a/agl fixed ratio of 0,45, 25% substitution of cement by RHA and addition of 1,5 kg/m³ of polypropylene fibers were molded. The samples were heated at a rate of 1°C/min, according to RILEM TC 129-MHT (RILEM Technical Committee, 2004) until they reached the temperature levels of 200ºC, 400ºC, 600ºC and 900ºC, where they remained for 60 minutes. The tests were performed after the specimens were slowly cooled down. With the results obtained, it was noticed that the incorporation of CCA improves the performance regarding the mechanical resistance to residual compression and loss of mass. Finally, the occurrence of spalling was not evidenced in the samples tested due to the preheating conditions of the specimens.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConcretopor
dc.subjectCinza de casca de arrozpor
dc.subjectFibras de polipropilenopor
dc.subjectAltas temperaturaspor
dc.titleComportamento mecânico de concretos com substituição parcial de cinza de casca de arroz e adição de fibras de polipropileno em altas temperaturaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoA cinza de casca de arroz (CCA) quando incorporada ao concreto resulta em benefícios no que diz respeito à durabilidade em situações de temperatura ambiente, isso devido a densificação da matriz cimentícia. No entanto, em situações de incêndio, a densificação da matriz cimentícia acaba se tornando um obstáculo para a saída dos vapores de água no momento em que o concreto é aquecido, elevando a pressão interna nos poros, o que pode acarretar no aparecimento do spalling explosivo. Pesquisas apontam que a utilização de fibras de polipropileno podem auxiliar na redução da probabilidade de aparecimento do spalling em concretos, pois criam canais interligados com os poros facilitando a saída dos vapores de água. Embora a incorporação de CCA no concreto seja abordada em inúmeras pesquisas, um número limitado se preocupa em analisar seu comportamento em altas temperaturas e, ainda mais limitado, com a adição de fibras de polipropileno. Nesta pesquisa, investiga-se a influência da substituição parcial de cimento Portland por CCA e a adição de fibras de polipropileno na resistência mecânica à compressão, perda de massa e ocorrência de spalling em concretos após serem submetidos a altas temperaturas. Para isso, foram moldados corpos de prova com relação fixa de a/agl de 0,45, 25% de substituição de cimento por CCA e adição de 1,5 kg/m³ de fibras de polipropileno. As amostras foram aquecidas a uma taxa de aquecimento de 1ºC/min, de acordo com RILEM TC 129- MHT (RILEM Technical Committee, 2004) até atingirem os patamares de temperatura de 200ºC, 400ºC, 600ºC e 900ºC, onde permaneceram por 60 minutos. Os ensaios foram realizados após o resfriamento lento dos corpos de prova. Com os resultados obtidos, percebeu-se que a incorporação de CCA melhora o desempenho quanto à resistência mecânica à compressão residual e à perda de massa. Por fim, a ocorrência de spalling não foi evidenciada nas amostras ensaiadas devido às condições de acondicionamento de pré-aquecimento dos corpos de prova.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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