Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, William Dubois
dc.date.accessioned2021-11-16T13:08:56Z
dc.date.available2021-11-16T13:08:56Z
dc.date.issued2021-05-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22799
dc.description.abstractFor the permanence in postgraduate programs in Brazil, students must prove sufficiency or proficiency in, at least, one modern foreign language. At the Federal University of Santa Maria (UFSM), this proof is mainly obtained through the results of tests such as the Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) and the reading section of the TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program). In this way, based on the Critical Genre Analysis (CGA), the present study reports results of a research on these tests as social practices of testing of English for Academic Purposes (EAP), from official documents and samples of these tests. In the contextual analysis, the official descriptions, the structural characteristics of these tests as a genre, the conditions of their application, the score averages, the objectives and the target-audiences were identified. In the textual analysis, the base-texts were analyzed in terms of their genres, contents and structural characteristics. The analysis of the questions focused on the identification of the structures, types, foci and the language strata they encompass. From the inseparable relationship between text and context, we discuss the concepts of proficiency, reading and (multi)literacy that underly these tests, as well as reliability, validity and washback effect. The concept of EAP reading proficiency of the TESLLE regards the aspects of the lexicogrammar, the semantics and pragmatics, the genre and the discourse(s) of an authentic text, whereas, for the reading section of the TOEFL ITP, this proficiency means to quickly and objectively understand the semantic and pragmatic aspects of short and decontextualized texts. This study is expected to contribute to the area of Applied Linguistics and that its results help promoting a reflection on the social role and importance of these social practices of language testing, which may contribute to making these tests beneficial instruments for the society.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTestespor
dc.subjectProficiênciapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTESLLEpor
dc.subjectTOEFL ITPpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectProficiencyeng
dc.subjectTestseng
dc.titleO TESLLE e o TOEFL ITP: uma análise crítica da testagem de proficiência em leitura de inglês na UFSMpor
dc.title.alternativeThe TESLLE and the TOEFL ITP: a critical analysis of the UFSM english reading proficiency testingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPara a permanência em programas de pós-graduação, no Brasil, os pós-graduandos precisam comprovar suficiência ou proficiência linguística em, pelo menos, uma língua estrangeira moderna. Na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), essa comprovação é obtida principalmente por meio dos resultados de testes como o Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira (TESLLE) e a seção de leitura do TOEFL-ITP (Test of English as a Foreign Language - Institutional Testing Program). Dessa forma, fundamentando-se na Análise Crítica de Gênero (ACG), o presente estudo relata resultados de investigações acerca desses testes enquanto práticas sociais de testagem de inglês para fins acadêmicos (English for Academic Purposes - EAP), a partir de documentos e amostras oficiais destes. Na análise contextual, foram identificadas as descrições oficiais, as características estruturais desses testes enquanto gênero, as condições de aplicação, as médias de pontuação, os objetivos e os públicos-alvo. Na análise textual, os textos-base foram analisados com relação ao gênero, aos conteúdos e às características estruturais. A análise das questões enfatizou a identificação das estruturas, dos tipos, dos enfoques e dos estratos que elas envolvem. A partir da relação indissociável entre texto e contexto, levantamos discussões sobre as concepções de proficiência, leitura e (multi)letramento(s) que subjazem aos testes, bem como sobre confiabilidade, validade e efeito retroativo. A concepção de proficiência em leitura de EAP do TESLLE diz respeito compreensão dos aspectos da léxico-gramática, semântica e pragmática, do gênero e do(s) discurso(s) de um texto autêntico, ao passo que, para a seção de leitura do TOEFL ITP, essa proficiência significa entender com imediatez e objetividade os aspectos semânticos e pragmáticos de textos breves e descontextualizados. Espera-se que este estudo contribua para a área de Linguística Aplicada e que os resultados ajudem a promover uma reflexão a respeito da importância e do papel social dessas práticas de testagem de leitura, que poderão contribuir para que esses testes sejam instrumentos benéficos para a sociedade.por
dc.contributor.advisor1Marcuzzo, Patrícia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0111290356352068por
dc.contributor.referee1Sarmento, Simone
dc.contributor.referee2Ticks, Luciane Kirchhof
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0890915306508059por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International