dc.contributor.advisor | Specht, Luciano Pivoto | |
dc.creator | Vieira, Antônio Daniel Boff | |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T14:10:37Z | |
dc.date.available | 2021-11-19T14:10:37Z | |
dc.date.issued | 2020-08-26 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22873 | |
dc.description.abstract | Aware of the frequent recurrence of fatigue cracks on Brazilian asphalt pavements and that the current design method does not include such a phenomenon, DNIT presented MeDiNa, which is a software with the potential to become the new national design method that was conceived to combine pavement mechanics with practicality, not requiring such complex laboratory tests. This study seeks to compare the results of MeDiNa with those from the LVECD software, which is based on the Viscoelastic
Continuous Damage and calculates the damage of the asphalt concrete layer taking into consideration the viscoelastic properties of the mixture. In order to compare them, different traffic levels and different pavement configurations were simulated being chosen as a reference structure monitored by UFSM since 2013, in which the pavement structure, traffic and the cracked area curve are known and thus it is possible to have an idea of the accuracy of both. Based on the observations made, the two computer programs made predictions consistent with those found in the field
surveys. However, for some cases considered and within the limitations applied to this study there are significant differences in the predictions of cracked area between LVECD and MeDiNa, especially for high traffic levels. In addition, the asphalt concrete thickness proved to be extremely important in cracked area expected and consequently in the number of possible loads requests on the pavement until its fatigue failure. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | MeDiNa | por |
dc.subject | LVEC | por |
dc.subject | Fadiga | por |
dc.subject | Área trincada | por |
dc.subject | Fatigue | eng |
dc.subject | Cracked area | eng |
dc.title | Utilização do sistemas MEDINA e LVECD para análise de pavimentos: avaliações dos níveis de tráfego e espessuras da camada de concreto asfáltico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Ciente da frequente recorrência do surgimento de trincas por fadiga nos pavimentos
asfálticos brasileiros e que o atual método de dimensionamento não contempla tal
fenômeno, o DNIT apresentou o MeDiNa, que se trata de um software com potencial
de se tornar o novo método de dimensionamento nacional, que foi concebido
visando unir a mecânica de pavimentos com a praticidade, não necessitando de
ensaios laboratoriais tão complexos. Este estudo busca comparar os resultados do
MeDiNa com os provenientes do software LVECD, que se baseia no modelo
viscoelástico de dano contínuo e calcula a danificação da camada de concreto
asfáltico levando em conta as propriedades viscoelásticas da mistura. Para
contrastá-los, foi simulado distintos níveis de tráfego e em diferentes configurações
de pavimento, sendo escolhido como estrutura de referência um trecho monitorado
pela UFSM desde 2013, em que é conhecida a estrutura do pavimento, o tráfego e a
curva da porcentagem de área trincada, servindo assim para ter noção da acurácia
de ambos. Baseado nas observações feitas, os dois programas computacionais
fizeram previsões coerentes com o encontrado nos levantamentos de campo.
Entretanto, para alguns casos considerados e dentro das limitações aplicadas a este
estudo, é possível afirmar que há diferenças significativas nas previsões da
porcentagem de área trincada entre o LVECD e o MeDiNa, especialmente para
tráfegos com número de solicitações elevado. Além disso, a espessura de concreto
asfáltico mostrou-se extremamente importante no percentual de área trincada
prevista e consequentemente no número de solicitações admissíveis do pavimento
até o seu colapso por fadiga. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |