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dc.contributor.advisorSpecht, Luciano Pivoto
dc.creatorVieira, Antônio Daniel Boff
dc.date.accessioned2021-11-19T14:10:37Z
dc.date.available2021-11-19T14:10:37Z
dc.date.issued2020-08-26
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22873
dc.description.abstractAware of the frequent recurrence of fatigue cracks on Brazilian asphalt pavements and that the current design method does not include such a phenomenon, DNIT presented MeDiNa, which is a software with the potential to become the new national design method that was conceived to combine pavement mechanics with practicality, not requiring such complex laboratory tests. This study seeks to compare the results of MeDiNa with those from the LVECD software, which is based on the Viscoelastic Continuous Damage and calculates the damage of the asphalt concrete layer taking into consideration the viscoelastic properties of the mixture. In order to compare them, different traffic levels and different pavement configurations were simulated being chosen as a reference structure monitored by UFSM since 2013, in which the pavement structure, traffic and the cracked area curve are known and thus it is possible to have an idea of the accuracy of both. Based on the observations made, the two computer programs made predictions consistent with those found in the field surveys. However, for some cases considered and within the limitations applied to this study there are significant differences in the predictions of cracked area between LVECD and MeDiNa, especially for high traffic levels. In addition, the asphalt concrete thickness proved to be extremely important in cracked area expected and consequently in the number of possible loads requests on the pavement until its fatigue failure.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMeDiNapor
dc.subjectLVECpor
dc.subjectFadigapor
dc.subjectÁrea trincadapor
dc.subjectFatigueeng
dc.subjectCracked areaeng
dc.titleUtilização do sistemas MEDINA e LVECD para análise de pavimentos: avaliações dos níveis de tráfego e espessuras da camada de concreto asfálticopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoCiente da frequente recorrência do surgimento de trincas por fadiga nos pavimentos asfálticos brasileiros e que o atual método de dimensionamento não contempla tal fenômeno, o DNIT apresentou o MeDiNa, que se trata de um software com potencial de se tornar o novo método de dimensionamento nacional, que foi concebido visando unir a mecânica de pavimentos com a praticidade, não necessitando de ensaios laboratoriais tão complexos. Este estudo busca comparar os resultados do MeDiNa com os provenientes do software LVECD, que se baseia no modelo viscoelástico de dano contínuo e calcula a danificação da camada de concreto asfáltico levando em conta as propriedades viscoelásticas da mistura. Para contrastá-los, foi simulado distintos níveis de tráfego e em diferentes configurações de pavimento, sendo escolhido como estrutura de referência um trecho monitorado pela UFSM desde 2013, em que é conhecida a estrutura do pavimento, o tráfego e a curva da porcentagem de área trincada, servindo assim para ter noção da acurácia de ambos. Baseado nas observações feitas, os dois programas computacionais fizeram previsões coerentes com o encontrado nos levantamentos de campo. Entretanto, para alguns casos considerados e dentro das limitações aplicadas a este estudo, é possível afirmar que há diferenças significativas nas previsões da porcentagem de área trincada entre o LVECD e o MeDiNa, especialmente para tráfegos com número de solicitações elevado. Além disso, a espessura de concreto asfáltico mostrou-se extremamente importante no percentual de área trincada prevista e consequentemente no número de solicitações admissíveis do pavimento até o seu colapso por fadiga.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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