dc.contributor.advisor | Haddad, Luiz Naim | |
dc.creator | Barbosa, Fernanda Ströher | |
dc.date.accessioned | 2021-11-19T14:11:55Z | |
dc.date.available | 2021-11-19T14:11:55Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22881 | |
dc.description.abstract | The present research is a Work of Completion of Course in Dance Bachelor and
investigates the uses of the vision in the production in dance, during the pandemic of
Covid-19. The intention was to produce a video dance that starts from the question:
how does the vision organize my movement during the quarantine? Methodologically,
it works based on the Feldenkrais technique and the Tuning Scores, to explore the
relationship between the senses, attention and movement. With the use of the camera
in detail plan, close-up and middle foreground frames, we envision a relationship with
the (in) visibility of breathing and the imagery of intimacy in the experience of isolation
and domestic space. The pandemic body and its elaboration between art and science
are considered from the dialogue with the reflections of Jeremy Stolow. The vision is
studied from the contributions of Tim Ingold, Merleau Ponty and Gibson. The
organization of a choreopolicis and a choreopolitics during the pandemic are reflected
from Lepecki. Finally, the dialogue about displacement promoted by the experience of
the pandemic body, such as microbiological cohabitation, social distance and video
technologies reconfigure the experience of intimacy and collectivity. Education of
attention and vision lead to consider specificity in the construction of singular relations
with the space of the city, the home and otherness, in the establishment of a new
common, through new flows and frontiers that place care in its double dimension of
privilege and priority in the ways of governing the bodies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Videodance | eng |
dc.subject | Vision | eng |
dc.subject | Feldenkrais | eng |
dc.subject | Tuning scores | eng |
dc.subject | Pandemic body | eng |
dc.subject | Vídeodança | por |
dc.subject | Visão | por |
dc.subject | Corpo pandêmico | por |
dc.title | Para que os olhos se demorem: os sentidos da visão na produção em dança de um corpo pandêmico | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Dança-Bacharelado | por |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata de um Trabalho de Conclusão de Curso em Dança
Bacharelado e investiga os usos da visão na produção em dança, durante a pandemia
do Covid-19. A intenção foi produzir um videodança que parte da questão: como a
visão organiza meu movimento durante a quarentena? Metodologicamente, trabalha
a partir da técnica Feldenkrais e do Tuning Scores, para explorar a relação entre os
sentidos, a atenção e o movimento. Com a utilização da câmera em enquadramentos
de plano detalhe, plano fechado e meio primeiro plano, vislumbramos uma relação
com as (in)visibilidades da respiração e a imagética da intimidade na vivência do
isolamento e do espaço doméstico. O corpo pandêmico e sua elaboração entre arte e
ciência são considerados a partir do diálogo com as reflexões de Jeremy Stolow. A
visão é estudada a partir das contribuições de Tim Ingold, Merleau Ponty e Gibson. A
organização de uma coreopolícia e de uma coreopolítica durante a pandemia são
refletidas a partir de Lepecki. Finalmente, o diálogo sobre o deslocamento promovido
pela experiência do corpo pandêmico, como coabitação microbiológica,
distanciamento social e tecnologias de vídeo reconfiguram a experiência da intimidade
e da coletividade. Sua educação da atenção e da visão levam a considerar a
especificidade na construção de relações singulares com o espaço da cidade, da casa
e da alteridade, no estabelecimento de um novo comum, através de novos fluxos e
fronteiras que recolocam o cuidado em sua dupla dimensão de privilégio e prioridade
nos modos de governo dos corpos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |