O movimento esportivo surdo: produções de modos de vida surda na contemporaneidade
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Data
2021-01-29Primeiro membro da banca
Souza, Maristela da Silva
Segundo membro da banca
Mourão, Cláudio Henrique Nunes
Metadata
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Esta dissertação foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença, e teve como objetivo central conhecer e analisar os efeitos do movimento esportivo surdo na produção de modos de vida surda na contemporaneidade. A partir das lentes teóricas dos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos, de uma vertente pós-estruturalista em educação, a pesquisa aproximou-se de uma abordagem de cunho etnográfico-participativo para produção e análise das materialidades, sendo elencadas, a partir delas, as seguintes ferramentas conceituais: sujeito (Michel Foucault); discurso (Michel Foucault); Representação (Stuart Hall). A materialidade produzida gerou um conjunto de dados coletados por meio do exercício de observação simples participante, registradas em um diário de campo e por questionário on-line realizado com líderes surdos representantes do movimento esportivo surdo. Durante o fazer da pesquisa, percebeu-se a possibilidade de se narrar os sujeitos surdos para além das questões escolares ou acadêmicas, evidenciando-se um deslocamento do contexto escolar para a vida social surda. Tal deslocamento acenou para a produção de outras representações acerca dos modos de vida surda. A partir das ferramentas conceituais elencadas, foi possível perceber os descolamentos das representações de sujeitos com deficiência para sujeitos, como cultura, língua e identidade. Consonante a isso, destaca-se a potência do movimento esportivo surdo (Surdolimpíada) para romper com representações construídas sobre os surdos articuladas ao esporte.
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