dc.contributor.advisor | Corrêa, Juliane Riboli | |
dc.creator | Michels, Camila Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T13:35:01Z | |
dc.date.available | 2021-11-22T13:35:01Z | |
dc.date.issued | 2017-01-19 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/22907 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Diurno, RS, 2018. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | por |
dc.subject | Práticas docentes | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria, RS | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Pedagogia Licenciatura Plena Diurno | por |
dc.description.resumo | O presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco principal as dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria RS e como objetivo geral, investigar as práticas docentes direcionadas a promover o desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria RS. Para tal, trago por aporte metodológico a pesquisa qualitativa e como instrumento de produção de dados a pesquisa semiestruturada em que foram entrevistadas três professoras de escolas públicas. O referencial teórico foi baseado em autores, como Fonseca (1995), Bizzo (2009), Piaget (1996), dentre outros. Este trabalho, além da introdução, da metodologia e das considerações finais, está dividido em três capítulos temáticos. No primeiro, discuto sobre o conceito de aprendizagem e como ela é construída. No segundo, relato sobre as dificuldades de aprendizagem destacando três delas. No terceiro falo sobre as práticas docentes envolvendo as dificuldades de aprendizagem. Este trabalho é uma pequena, mas significativa tentativa de auxiliar a reflexão a respeito da exclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem do processo de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |