Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrêa, Juliane Riboli
dc.creatorMichels, Camila Aparecida
dc.date.accessioned2021-11-22T13:35:01Z
dc.date.available2021-11-22T13:35:01Z
dc.date.issued2017-01-19
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22907
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Diurno, RS, 2018.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldades de aprendizagempor
dc.subjectPráticas docentespor
dc.subjectEscolapor
dc.titleDificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria, RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Diurnopor
dc.description.resumoO presente estudo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia diurno da Universidade Federal de Santa Maria e tem como foco principal as dificuldades de aprendizagem e os desafios do trabalho docente em uma escola de Santa Maria RS e como objetivo geral, investigar as práticas docentes direcionadas a promover o desenvolvimento de alunos com dificuldades de aprendizagem em uma escola pública da rede municipal de Santa Maria RS. Para tal, trago por aporte metodológico a pesquisa qualitativa e como instrumento de produção de dados a pesquisa semiestruturada em que foram entrevistadas três professoras de escolas públicas. O referencial teórico foi baseado em autores, como Fonseca (1995), Bizzo (2009), Piaget (1996), dentre outros. Este trabalho, além da introdução, da metodologia e das considerações finais, está dividido em três capítulos temáticos. No primeiro, discuto sobre o conceito de aprendizagem e como ela é construída. No segundo, relato sobre as dificuldades de aprendizagem destacando três delas. No terceiro falo sobre as práticas docentes envolvendo as dificuldades de aprendizagem. Este trabalho é uma pequena, mas significativa tentativa de auxiliar a reflexão a respeito da exclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem do processo de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples