Mostrar registro simples

dc.creatorOliari, Gilberto
dc.date.accessioned2021-11-24T18:50:18Z
dc.date.available2021-11-24T18:50:18Z
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/22964
dc.description.abstractThis thesis was developed in the Graduate Program in Education at the Federal University of Santa Maria, in Research Line 2: Educational public policies, educational practices and their interfaces, and is part of an investigative and reflective movement that seeks to defend the school and its characteristic elements, in times of transformation from the act of teaching to the facilitation of learning. In this sense, the central theme of the research is the pedagogical relationship established between teacher and student. It seeks to defend an artisanal perspective in the establishment of this relationship, focusing on the argument about the power of the word. Three characteristics of artisanal production are systematically addressed (at different times): material awareness (SENNETT, 2013), the ritual of artisanal making (SENNETT, 2012) and the artisanal workshop (SENNETT, 2013). These arguments are presented in an approximation of ideas and concepts about the pedagogical relationship to affirm the thesis that the artisanal production mode can enable the teacher to establish the pedagogical relationship in which his responsibility for the common world can be inferred (ARENDT, 2007), committing to the recognition of the Other’s discourse (LÉVINAS, 2011). This was produced from a methodology called bibliographical walker artisan of hermeneutic inspiration. It is concluded that the teacher can be a craftsman in the pedagogical relationship as long as he/she recognizes himself as such and produces this relationship based on the principles of craftsmanship.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESCpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRelação pedagógicapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectArtesaniapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectOfíciopor
dc.subjectPedagogical relationshipeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectCraftmanshipeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCrafteng
dc.titleOfício de professor/a: artesania da relação pedagógica escolarpor
dc.title.alternativeTeacher’s office: craftmanship of the school pedagogical relationship.eng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa 2: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces e, insere-se em um movimento investigativo e reflexivo que busca defender a escola e seus elementos característicos, em tempos de transformação do ato de ensinar para a facilitação da aprendizagem. Nesse sentido, o tema central da pesquisa é a relação pedagógica que se estabelece entre professor/a e aluno/a. Busca-se defender uma perspectiva artesanal no estabelecimento dessa relação dando enfoque para a argumentação sobre a potência da palavra. Aborda-se de modo sistemático (em momentos distintos) três características da produção artesanal: a consciência material (SENNETT, 2013), a ritualidade do fazer artesanal (SENNETT, 2012) e a oficina artesanal (SENNETT, 2013). Dispõe-se essas argumentações em aproximação de ideias e conceitos sobre a relação pedagógica para afirmar a tese de que o modo de produção artesanal pode possibilitar ao professor a constituição da relação pedagógica na qual pode-se depreender sua responsabilidade pelo mundo comum (ARENDT, 2007), comprometendo-se com o reconhecimento do discurso do Outro (LÉVINAS, 2011). Esta foi produzida a partir de uma metodologia denominada de artesanal caminhante bibliográfica de inspiração hermenêutica. Conclui-se que o/a professor/a pode ser um/a artesão/ã da relação pedagógica desde que se reconheça como tal e produza essa relação embasado/a nos princípios da artesania.por
dc.contributor.advisor1Tomazetti, Elisete Medianeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3942924352722374por
dc.contributor.referee1Bortoleto, Edivaldo José
dc.contributor.referee2Alves, Marcos Alexandre
dc.contributor.referee3Ferreira, Liliana Soares
dc.contributor.referee4Fabri, Marcelo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2955675860777550por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International