Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorDurante, Rafael Agatti
dc.date.accessioned2021-12-02T18:10:58Z
dc.date.available2021-12-02T18:10:58Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23126
dc.description.abstractEste trabajo buscó establecer problematizaciones acerca del libro ‘El Pequeño Príncipe’ (SAINT-EXUPÉRY, 2014), y la producción de libros de artista con la formación de profesores en el Curso de Profesorado en Artes Visuales de la Universidad Federal de Santa María, RS. Como problemática de investigación se ensayó la indagação: ¿qué arreglos son posibles entre el livro ‘El Pequeño Príncipe’, la noción de fabulación, los diarios visuales y los libros de artista para pensar la enseñanza en artes visuales? Fueron manipulados en este estudio el concepto de diario visual desde Cardonetti y Oliveira (2015), la noción de libros de artista desde Silveira (2001) y como metodologia, se operó con la fabulación (DELEUZE, 2011). La materialidad de la investigación consiste en los diarios visuales producidos a lo largo de las pasantías em torno al tema, en diálogo con la noción de libro de artista. Preséntase como resultados un modo de experimentar la lectura y la escritura en un curso de formación de profesores de artes visuales. Escribir con imágenes sobre lo que nos atraviesa en la enseñanza, teniendo como potencia la literatura de Saint-Exupéry (2014) para mover la creación de los diarios visuales a partir de la noción de libros de artista.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFabulaçãopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectDiários visuaispor
dc.subjectLivro de artistapor
dc.subjectArtes visuaispor
dc.subjectO Pequeno Príncipepor
dc.subjectFabulaciónspa
dc.subjectFormación de profesoresspa
dc.subjectDiarios visualesspa
dc.subjectLibro de artistaspa
dc.subjectArtes visualesspa
dc.subjectEl Pequeño Príncipespa
dc.titleEntre caixas e... planetas e... diários e... fabulações: problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ e a produção de livros de artista na docênciapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plásticapor
dc.description.resumoEste trabalho buscou estabelecer problematizações acerca do livro ‘O Pequeno Príncipe’ (SAINT-EXUPÉRY, 2014), e a produção de livros de artista com a formação docente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Como problemática da pesquisa, ensaiou-se a indagação: que arranjos são possíveis entre o livro ‘O Pequeno Príncipe’, a noção de fabulação, os diários visuais e os livros de artista para pensar a docência em artes visuais? Foram manipulados neste estudo o conceito de diário visual a partir de Cardonetti e Oliveira (2015), a noção de livros de artista a partir de Silveira (2001) e como metodologia, operou-se com a fabulação (DELEUZE, 2011). A materialidade da pesquisa consiste nos diários visuais produzidos ao longo dos Estágios Curriculares Supervisionados em torno desta temática, em diálogo com a noção de livro de artista. Apresenta-se como resultados um modo de experimentar a leitura e a escrita num curso de formação de professores de artes visuais. Escrever com imagens sobre o que nos atravessa na docência, tendo como potência a literatura de Saint-Exupéry (2014) para movimentar a criação dos diários visuais a partir da noção de livros de artista.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples