dc.contributor.advisor | Oliveira, Marilda Oliveira de | |
dc.creator | Silva, Rafael Lesses da | |
dc.date.accessioned | 2021-12-02T18:12:53Z | |
dc.date.available | 2021-12-02T18:12:53Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23127 | |
dc.description.abstract | Este Trabajo de Conclusión de Curso
buscó pensar las experimentaciones del
cuerpo con Frida Kahlo en diferentes
espacios educativos. La educación y el
arte fueron los campos de articulación
donde esas experimentaciones
ocurrieron. Como problemática se
enunció: ¿Cómo ocurren las
experimentaciones del cuerpo con Frida
Kahlo en diferentes espacios educativos,
bricolados por el arte y por la educación?
Como propuesta metodológica se optó
por la bricolaje desde Kincheloe (2007),
Loddi y Martins (2009), y Nunes (2014). El
alcance conceptual estuvo amparado en
Greiner (2005) para los estudios del
cuerpo, Berté (2016) para los estudios
relacionados con Frida Kahlo y cuerpo y,
finalmente, Cardonetti y Oliveira (2015),
Oliveira (2011, 2013, 2014), en lo que se
refiere a los diarios visuales y/o textuales
y las experiencias educativas. Los
resultados de este trabajo apuntan para
una elaboración que se hace no
sólamente en la escritura de un trabajo de
final de curso pero también en la
experiencia corpórea de hacerse profesor. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Frida Kahlo | spa |
dc.subject | Cuerpo | spa |
dc.subject | Bricolaje | spa |
dc.subject | Experimentación | spa |
dc.subject | Diario | spa |
dc.subject | Corpo | por |
dc.subject | Bricolagem | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Diários | por |
dc.title | Experiências do corpo com Frida Kahlo: elementos para pensar a arte e a educação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plástica | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso buscou pensar as experimentações do corpo com Frida Kahlo em diferentes espaços educativos. A educação e a arte foram os campos de articulação onde essas experimentações ocorreram. Como problemática se enunciou: Como ocorrem as experimentações do corpo com Frida Kahlo em diferentes espaços educativos, bricolados pela arte e pela educação? Como proposta metodológica optou-se pela bricolagem a partir de Kincheloe (2007), Loddi e Martins (2009), e Nunes (2014). O escopo conceitual esteve amparado em Greiner (2005) para os estudos do corpo, Berté (2016) para os estudos relacionados com Frida Kahlo e corpo e, finalmente, Cardonetti e Oliveira (2015), Oliveira (2011, 2013, 2014), no que se refere aos diários visuais e ou textuais e as experiências educativas. Os resultados deste trabalho apontam para uma elaboração que se faz não somente na escrita de um trabalho de final de curso mas também na experiência corpórea de fazer-se professor. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |