Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Marilda Oliveira de
dc.creatorSilva, Rafael Lesses da
dc.date.accessioned2021-12-02T18:12:53Z
dc.date.available2021-12-02T18:12:53Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23127
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusión de Curso buscó pensar las experimentaciones del cuerpo con Frida Kahlo en diferentes espacios educativos. La educación y el arte fueron los campos de articulación donde esas experimentaciones ocurrieron. Como problemática se enunció: ¿Cómo ocurren las experimentaciones del cuerpo con Frida Kahlo en diferentes espacios educativos, bricolados por el arte y por la educación? Como propuesta metodológica se optó por la bricolaje desde Kincheloe (2007), Loddi y Martins (2009), y Nunes (2014). El alcance conceptual estuvo amparado en Greiner (2005) para los estudios del cuerpo, Berté (2016) para los estudios relacionados con Frida Kahlo y cuerpo y, finalmente, Cardonetti y Oliveira (2015), Oliveira (2011, 2013, 2014), en lo que se refiere a los diarios visuales y/o textuales y las experiencias educativas. Los resultados de este trabajo apuntan para una elaboración que se hace no sólamente en la escritura de un trabajo de final de curso pero también en la experiencia corpórea de hacerse profesor.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFrida Kahlospa
dc.subjectCuerpospa
dc.subjectBricolajespa
dc.subjectExperimentaciónspa
dc.subjectDiariospa
dc.subjectCorpopor
dc.subjectBricolagempor
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectDiáriospor
dc.titleExperiências do corpo com Frida Kahlo: elementos para pensar a arte e a educaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Artes Visuais - Licenciatura Plena em Desenho e Plásticapor
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso buscou pensar as experimentações do corpo com Frida Kahlo em diferentes espaços educativos. A educação e a arte foram os campos de articulação onde essas experimentações ocorreram. Como problemática se enunciou: Como ocorrem as experimentações do corpo com Frida Kahlo em diferentes espaços educativos, bricolados pela arte e pela educação? Como proposta metodológica optou-se pela bricolagem a partir de Kincheloe (2007), Loddi e Martins (2009), e Nunes (2014). O escopo conceitual esteve amparado em Greiner (2005) para os estudos do corpo, Berté (2016) para os estudos relacionados com Frida Kahlo e corpo e, finalmente, Cardonetti e Oliveira (2015), Oliveira (2011, 2013, 2014), no que se refere aos diários visuais e ou textuais e as experiências educativas. Os resultados deste trabalho apontam para uma elaboração que se faz não somente na escrita de um trabalho de final de curso mas também na experiência corpórea de fazer-se professor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples