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dc.contributor.advisorMergen, Sergio Luis Sardi
dc.creatorBianchi, Jhillian
dc.date.accessioned2021-12-06T12:50:06Z
dc.date.available2021-12-06T12:50:06Z
dc.date.issued2017-12-14
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23151
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe scholar dropout on higher education context reaches dangerous levels. As studies DAVOK; BERNARD (2016), about 50% of exact science students don’t finish their respective courses. To help finding a useful solution, machine learning algorithms has been used more frequently in order to search for education patterns and to identify students with dropout potential. However, finding a attribute combination which is efficient for the training step is not a simple assignment. Moreover, the big rise of system computational powerful made possible the development of better data mining techniques, and from the increasingly amount of generated and processed data. Thereby, this work’s main purpose is to make an attribute combination based on information about approved disciplines from a student, with a classifier technique, to achieve expressive accuracy levels on students dropout potential. A good dropout student hit level is primordial to improve the searches for effective measures on dropout control, so it can be used for the student pedagogical monitoring.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectClassificaçãopor
dc.subjectMineração de dadospor
dc.subjectAprendizado de máquinapor
dc.titlePrevisão de evasão em cursos de ensino superior através de aprendizado de máquina associado à análise de disciplinas aprovadaspor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO problema da evasão escolar no âmbito do ensino superior atingiu valores alarmantes. Segundo estudos de DAVOK; BERNARD (2016), cerca de 50% dos alunos da área de ciências exatas e da terra não concluem seus respectivos cursos. Para buscar uma solução viável para tal problema, o uso de algoritmos de aprendizado de máquina têm sido cada vez mais frequente, a fim de buscar padrões e identificar alunos com potencial de evasão. Porém, encontrar uma combinação de atributos adequada para treinamento não é tarefa tão simples. A grande expansão do poder computacional possibilitou o desenvolvimento de técnicas de mineração de dados mais eficientes, além do aumento de informações processadas e armazenadas atualmente. Assim, a finalidade principal deste trabalho é a partir de dados referentes a disciplinas aprovadas do aluno, que são dados de cunho não sensível, identificar um conjunto de atributos que, por meio de um classificador, alcance taxas expressivas de acerto acerca de indivíduos com potencial de evasão. Uma alta taxa de acerto na identificação de alunos com esse potencial é primordial para que se tomem medidas eficazes no que diz respeito ao controle da evasão, podendo ser uma destas medidas o acompanhamento pedagógico do aluno em questão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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