Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSantos, Cláudia Aparecida dos
dc.date.accessioned2021-12-06T14:41:38Z
dc.date.available2021-12-06T14:41:38Z
dc.date.issued2020-09-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23162
dc.description.abstractThis research, deviating itself ‘around’ education, art and philosophy spaces, makes up an erratic outline that is a little freer in writing and in thinking, in which one can move from the joy of the new step to be taken and not from the path topographic apprehension. Positions assumed throughout the study produce a provisional organization form that draw, or may draw, attempts of escaping linearity and naturalization of the conceiving thought. For such reason, it grants writing a character of (re)existence upon the models surrounding it. The idea resides on the escaping strength as a necessary condition to read/write/search and think by choosing the deviation power to form a deviating-research with it. The problem-issue tests the following question: what future paths can a deviation-writing-thought shoot in education and research? As the theoretical scope, philosophies of difference are welcomed as a possibility of conversation between images, readings and writings, and Deleuze (2006a), Deleuze and Guattari (2012a, 2012b) and Deligny (2015, 2018) are the most present authors. The ‘deviation-writing-thought’ is forged as a research methodology operating in the text, transforming the ways how it is created and organized. The ‘deviation-writing-thought’ triad forms, therefore, a gear that moves research by hatching arrangements, which as a result leave what seems to be at a certain moment the lack of existence possibility. The diffuse lines arising from it spark other possibilities, and research takes place.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArtepor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectDesvio-escrita-pensamentopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectArteng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectDeviation-writing-thoughteng
dc.titleDesvio-escrita-pensamento para traçar possíveis na educação e na pesquisapor
dc.title.alternativeDeviation-writing-thought to outline possibilities in education and researcheng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoEsta pesquisa, ao desviar por ‘entre’ os espaços da educação, da arte e da filosofia, compõe um traçado errático e um pouco mais livre, na escrita e no pensamento, em que é possível se mover pela alegria do novo passo a ser dado e não pela apreensão topográfica do trajeto. As posições assumidas ao longo do estudo engendram formas de organização provisória que suscitam, ou podem suscitar, tentativas de fazer fugir à linearidade e naturalização do pensamento que o concebe. Por tal motivo, confere à escrita um caráter de (re)existência frente aos modelos que a assediam. A aposta reside na força de esquiva como condição indispensável para ler/escrever/pesquisar e pensar, elegendo-se a potência do desvio para com ela compor uma pesquisa-desviante. A questão-problema ensaia a seguinte pergunta: quais caminhos porvir um desvio-escrita-pensamento pode disparar na educação e na pesquisa? Como escopo teórico, acolhem-se as filosofias da diferença, enquanto possibilidade de conversação entre imagens, leituras e escritas, sendo Deleuze (2006a), Deleuze e Guattari (2012a; 2012b) e Deligny (2015, 2018) os autores mais presentes. O ‘desvio-escrita-pensamento’ é forjado enquanto uma metodologia de pesquisa que opera no texto, transfazendo os modos como este é criado e organizado. A tríade ‘desvio-escrita-pensamento’ compõe, assim, uma engrenagem que movimenta a pesquisa ao urdir arranjos, que, como resultado, deixam ver o que parece, em um dado momento, não ter possibilidade de existir. As linhas difusas que daí decorrem cintilam outros possíveis, e a pesquisa acontece.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.contributor.referee1Mossi, Cristian Poletti
dc.contributor.referee2Carvalho, Alexandre Filordi de
dc.contributor.referee3Berticelli, Ireno Antônio
dc.contributor.referee4Dalmaso, Alice Copetti
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847752613151955por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.