Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPetermann, Juliana
dc.contributor.advisorCezar, Lara Timm
dc.creatorCas, Amanda da
dc.creatorBortolotto, Mariana Stein
dc.date.accessioned2021-12-12T21:22:47Z
dc.date.available2021-12-12T21:22:47Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23249
dc.description.abstractThis experimental project goal is to make a communicational product that represents the practices and dynamics inherent from the work of women art directors at advertising agencies in Santa Maria - RS, from a gender inequality perspective. The material was constructed in the form of a diary, showing the daily life of an advertising professional in the search for her professional fulfillment, having obstacles such as the sexual division of labour, the gender habitus and the structures from globalized female productive work. For its theoretical basis, the work was based, above all, on bibliographic references that deal with the construction of sexual roles played by women, which are reinforced by the habitus and have their own configurations when entering the advertising agencies. For the construction of the final product of the project, semi-open and closed interviews were conducted with female art directors who work or have worked in local advertising agencies. The collected data was analyzed and incorporated into the product using storytelling and collage techniques. Through an analysis of the final material, it was possible to conclude that the project was successful in representing the peculiarities inherent to the professional practice of the observed public, exposing concerns and feelings common to the professionals interviewed and revealing the need to never settle in the face of the many pending progress in the advertising field.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireção de artepor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectMulherespor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectDivisão sexual do trabalhopor
dc.subjectHabituspor
dc.subjectArt directioneng
dc.subjectWomeneng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexual division of laboureng
dc.titleRecorte de gênero: contornos da direção de arte feminina em Santa Mariapor
dc.title.alternativeRecorte de gênero: outlines of the female art direction in Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoEste projeto experimental tem como objetivo a construção de um produto comunicacional que represente as práticas e as dinâmicas inerentes ao fazer publicitário de mulheres diretoras de arte de agências de Santa Maria - RS, sob uma perspectiva da desigualdade de gênero. O material foi construído no formato de diário, configurando-se como uma peça que acompanha o cotidiano de uma diretora de arte na busca por sua realização profissional, tendo como obstáculos fatores como a divisão sexual do trabalho, o habitus de gênero e as estruturas oriundas do trabalho feminino produtivo mundializado. Para o seu embasamento teórico, o trabalho apoiou-se, sobretudo, em referências bibliográficas que tratam da construção dos papéis sexuais a serem exercidos por mulheres, que são reforçados pelo habitus e ganham configurações próprias ao adentrarem as agências de publicidade. Para a construção do produto final do projeto, foram realizadas entrevistas semiabertas e fechadas com diretoras de arte que atuem ou já tenham atuado em agências da cidade. Os dados coletados foram analisados e incorporados no produto através das técnicas de storytelling e colagem. Através de uma análise do material final, foi possível concluir que o projeto obteve êxito em representar as nuances inerentes à prática profissional do público observado, expondo inquietações e sentimentos comuns às profissionais entrevistadas e revelando a necessidade de nunca nos acomodarmos diante dos muitos progressos ainda pendentes no setor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto