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dc.creatorPerius, Eduardo
dc.date.accessioned2021-12-14T14:25:38Z
dc.date.available2021-12-14T14:25:38Z
dc.date.issued2020-03-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23296
dc.description.abstractThe present work aims the trajectory of organization and fixation of Kaingang Indians in the urban context of Santa Maria city - RS, which occurred from 1999 and raises discussions until today. By way of analysis of sources in various supports, such as interviews, the study of information obtained through articles in the newspaper “A Razão” and other written sources from the internet, such as the repossession process number 50092819120114047102, it is constituted a varied documentary corpus, paying attention to a qualitative methodology capable of covering different points of view, guaranteeing a more complex analytical conception. Based on the interpretive basis, the New Indigenous History, a method of analysis developed in Brazil since the 1990s, we seek for understanding different ways of acting of the indigenous people in a medium transformed by the colonizing practices undertaken by the State, mainly from the century XIX with the villages, highlighting the active character of these subjects in History. Given the circumstances, the concept of ethnogenesis is used, which becomes fundamental, in reference of displacements exercised by the Kaingang, after a long period of changes. In this sense, it demonstrates indigenous historicity, inserted in a dynamic scope of culture and ethnicity, pointing to the use of elements from the past that are re-signified in the present, so, it serves as support for the collective struggle in the claim of rights and in the recognition of identity in an environment permeated with difficulties. Important mechanisms, such as Indigenous School Education, insertion in public spaces, re-adaptation of handicrafts for commercialization in the cities and support in the legal apparatus are considered essential in the Kaingang ethnogenesis process of Três Soitas, for fins of legitimacy related to the occupation of territories traditionally recognized through collective memory.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectKaingangpor
dc.subjectAldeia Três Soitaspor
dc.subjectEtnogênesepor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectSanta Mariapor
dc.subjectTrês Soitas villageeng
dc.subjectEthnogenesiseng
dc.subjectTerritorialityeng
dc.titleAldeia Três Soitas: memória, identidade e territorialidade Kaingang em Santa Mariapor
dc.title.alternativeVillage Três Soitas: Kaingang memory, identity and territoriality in Santa Mariaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho trata da trajetória de organização e fixação de indígenas Kaingang no contexto urbano de Santa Maria - RS, que ocorreu a partir do ano de 1999 e que levanta discussões até a atualidade. Por meio de análise de fontes de variados suportes, como entrevistas o estudo de informações obtidas através de matérias do jornal “A Razão” e outras fontes escritas provenientes da internet, como o processo de reintegração de posse número 50092819120114047102, constitui-se um corpus documental variado, atentando para uma metodologia qualitativa capaz de abranger diferentes pontos de vista, garantindo uma concepção analítica mais complexa. Tendo como base interpretativa, a Nova História Indígena, método de análise elaborado no Brasil, a partir da década de 1990, busca-se compreender as diferentes formas de atuar dos indígenas, em um meio transformado pelas práticas colonizadoras empreendidas pelo Estado, principalmente a partir do século XIX com os aldeamentos, destacando o caráter ativo destes sujeitos na História. Dadas as circunstâncias, utiliza-se o conceito de etnogênese que se torna fundamental, no que tange aos deslocamentos exercidos pelos Kaingang, após um longo período de modificações. Neste sentido, demonstra-se a historicidade indígena, inserida em um âmbito dinâmico da cultura e etnicidade, apontando para a utilização de elementos do passado que ressignificados no presente, servem como suporte para a luta coletiva na reivindicação de direitos e no reconhecimento identitário em um ambiente permeado de dificuldades. Importantes mecanismos, como a Educação Escolar Indígena, a inserção em espaços públicos, a readaptação do artesanato para a comercialização nas cidades e o apoio no aparato jurídico são tidos como essenciais no processo de etnogênese dos Kaingang de Três Soitas, para fins de legitimidade referente à ocupação de territórios tradicionalmente reconhecidos através da memória coletiva.por
dc.contributor.advisor1Santos, Julio Ricardo Quevedo dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6418022027415183por
dc.contributor.referee1Moura Filho, José Luiz de
dc.contributor.referee2Laroque, Luís Fernando da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1893803903818036por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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