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dc.creatorSonnenstrahl, Thiago Siqueira
dc.date.accessioned2021-12-14T18:31:09Z
dc.date.available2021-12-14T18:31:09Z
dc.date.issued2020-03-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23307
dc.description.abstractThe Farroupilha Federal Institute is a component of the Federal Network of Basic, Professional, Technical, and Technological Education and strives for the presence and success of its students in accordance with Institutional Development Plan (IDP) 2019/2026. Managing the performance of students in a virtual teaching and learning environment (VLE) is of fundamental importance to reduce dropout and failure rates in distance education (DE) courses. Thus, by using Educational Data Mining (EDM) and assessing student interaction on the VTLE, this study aimed to analyze possible dropouts in DE courses at the Farroupilha Federal Institute by providing strategic data for educational managers of the institution. The development of the present study was divided into four distinct stages and based on a bibliographic review employing a qualitative and quantitative approach. The first stage sought, through exploratory research, dropout data and other information from the distance education department of the Farroupilha Federal Institute. The second stage took place with a bibliographic review on dropout rates in distance education. The third step was data mining and the evaluation of results. The fourth and last stage consisted of a qualitative analysis of mining data as a way of guiding the institution to make decisions within the scope of the Distance Education Department while considering student interactions on the VTLE. The study was developed by performing three experiments using interactions on the VLE Moodle of two classes of a subsequent distance education course. Each experiment consisted of a class and the third experiment was the unification of the data in a single set. As a result, the mining of experiment 3, which joined the data of both classes and was obtained with the Random Forest algorithm, showed that the score rate was higher than 88%. The best attributes that performed the prediction were task visualization and material visualization. The master's dissertation presented here is in the line of research of the Development of Educational Technology in Networks, part of the Graduate Program in Educational Technology in Networks and generated as products the text presented here and the created EDM strategy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectMineração de dados educacionaispor
dc.subjectDistance educationeng
dc.subjectDropouteng
dc.subjectEducational data miningeng
dc.titleUtilização da mineração de dados para identificar a evasão nos cursos EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapor
dc.title.alternativeUse of data mining to identify dropout rates of de courses of the Farroupilha Federal Institute of Education, Science, and Technologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Instituto Federal Farroupilha, como uma componente da Rede Federal de Educação Básica, Profissional, Técnica e Tecnológica, tem a permanência e o êxito dos estudantes como uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019/2026. Gerenciar o desempenho de alunos em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) é de fundamental importância para a redução dos índices de evasão e reprovação nos cursos da modalidade de Ensino a Distância (EaD). Assim, esta pesquisa tem como objetivo, através da Mineração de Dados Educacionais (MDE), analisar, por meio da interação dos alunos no AVEA, possíveis evasões em cursos do Instituto Federal Farroupilha na modalidade a distância, disponibilizando dados estratégicos para os gestores educacionais da instituição. O desenvolvimento do trabalho dividiu-se em quatro etapas distintas, baseando seu procedimento em uma pesquisa bibliográfica, juntamente a uma abordagem quali-quantitativa. A primeira etapa buscou, por meio de uma pesquisa exploratória, dados de evasão e demais informações junto à Diretoria de educação a distância do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A segunda etapa deu-se com uma revisão bibliográfica acerca do estudo da evasão no EaD. A terceira etapa foi a de mineração de dados e avaliação dos resultados. A quarta e última etapa consistiu-se de uma análise qualitativa dos dados da mineração, como forma de basear a instituição para tomada de decisão no âmbito da Diretoria de Educação a Distância, considerando-se a interação dos alunos no AVEA. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado por meio de três experimentos, utilizando interações no AVEA Moodle de duas turmas de um curso subsequente na modalidade EaD. Cada experimento consistiu em uma turma, e o terceiro experimento foi a unificação dos dados em um único conjunto. Como resultado, na mineração do experimento 3, que uniu os dados das duas turmas, a taxa de acerto foi superior a 88%, obtido com o algoritmo Randon Forest. Os melhores atributos que realizaram a predição foram visualização de tarefa e visualização de material. A dissertação de mestrado apresentada está inserida na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologia Educacional em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, e gerou como produtos o próprio texto aqui apresentado e a estratégia de MDE criada.por
dc.contributor.advisor1Pertile, Solange de Lurdes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5597581688504821por
dc.contributor.advisor-co1Bernardi, Giliane
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988734339185408por
dc.contributor.referee1Roza, Marcelo Pedroso da
dc.contributor.referee2Moreira Junior, Fernando de Jesus
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8438667366721748por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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