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dc.creatorSouza, Wilder Silva de
dc.date.accessioned2021-12-16T13:31:46Z
dc.date.available2021-12-16T13:31:46Z
dc.date.issued2020-03-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23338
dc.description.abstractThis dissertation tries to accompany the concept of justice in Plato's work entitled The Republic. The research has as a starting point to analyze the questions presented in the dialogues of book I. It is intended to reconstruct and expose the arguments and answers offered by Plato to the initial problem of justice, in particular through his characters Cephalus, Polemarchus, Thrasymachus and Socrates about the concept and definition of justice. The initial discussion revolves around the definition presented by Thrasymachus and focuses, above all, on the concept of justice understood as the convenience of the stronger (338c) and of injustice as more advantageous than justice (343a-344c). It can be seen that Socrates' intention is to convince Thrasymachus that the unjust man cannot live better and be happier than the just man (353e). More than that: Socrates carries out an examination of the issue with Thrasymachus, as well as advances in the discussion with two other characters in the dialogue, Glaucon and Adeimantus. On the other hand, before the analysis focuses on the reconstruction and exposition of the arguments presented from book I of Plato's work dedicated to the theme, it is initially proposed to investigate some aspects of justice in pre-Platonic thought, starting with first educators of ancient Greece, the poets Homer and Hesiod, then passes by the legislator Solon, for the emergence of philosophy from some of the so-called pre-Socratic thinkers or philosophers of nature, such as Thales, Heraclitus and Pythagoras, as well how the flourishing of sophistry is investigated from some of the sophists, such as Protagoras, Thrasymachus, Hippias and Antiphon. It seeks to show the changes that the concept of justice has undergone. Next, it is a question of analyzing this concept in Plato's Republic, especially from the plot of book I of the work. We conclude that, for Plato, justice lacks a foundation, a universal and intelligible structure that, being truly good, must be sought in an objective reality, that is, in nature. For this reason, he considered the need to undertake an investigation about the existence of a norm or order linked to nature that, being strictly ordered and natural, must be learned in order to arrive at universal and immutable truths, especially with regard to the definition of justice. This means that reflection on the just city cannot dispense with an investigation into the virtuous soul.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlatãopor
dc.subjectRepúblicapor
dc.subjectJustiçapor
dc.subjectFilosofiapor
dc.subjectPlatoeng
dc.subjectRepubliceng
dc.subjectJusticeeng
dc.subjectPhilosophyeng
dc.titleA República de Platão: uma investigação sobre o percurso da justiça no homem e na cidadepor
dc.title.alternativeThe Republic of Plato: an investigation on the route of justice in man and in the cityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação trata de acompanhar o conceito de justiça na obra de Platão intitulada A República. A investigação tem como ponto de partida analisar as questões apresentadas nos diálogos do livro I. Pretende-se reconstruir e expor os argumentos e as respostas oferecidas por Platão ao problema inicial da justiça, em particular através de seus personagens Céfalo, Polemarco, Trasímaco e Sócrates acerca do conceito e da definição de justiça. A discussão inicial gira em torno da definição apresentada por Trasímaco e se concentra, sobretudo, no conceito de justiça entendido como a conveniência do mais forte (338c) e da injustiça como mais vantajosa que a justiça (343a-344c). Pode-se observar que o intento de Sócrates é convencer Trasímaco de que o homem injusto não pode viver melhor e ser mais feliz do que o homem justo (353e). Mais do que isso: Sócrates realiza com Trasímaco um exame da questão, bem como avança na discussão com outros dois personagens do diálogo, Glauco e Adimanto. Por outro lado, antes que a análise incida na reconstrução e exposição dos argumentos apresentados a partir do livro I da obra de Platão dedicada ao tema, propõe-se, inicialmente, investigar alguns dos aspectos da justiça no pensamento pré-platônico, a começar pelos primeiros educadores da Grécia antiga, os poetas Homero e Hesíodo, passa-se em seguida pelo legislador Sólon, pelo surgimento da filosofia a partir de alguns dos pensadores denominados pré-socráticos ou filósofos da natureza, a exemplo de Tales, Heráclito e Pitágoras, bem como investiga-se o florescer da sofística a partir de alguns dos sofistas, a exemplo de Protágoras, Trasímaco, Hípias e Antifonte. Busca-se mostrar as transformações que o conceito de justiça sofreu. Na sequência, trata-se de analisar esse conceito na República de Platão, especialmente a partir da trama do livro I da obra. Conclui-se que, para Platão, a justiça carece de um fundamento, de uma estrutura universal e inteligível que, por ser verdadeiramente boa, deve ser buscada numa realidade objetiva, isto é, na natureza. Por isso, ele considerou a necessidade de empreender uma investigação acerca da existência de uma norma ou ordem ligada à natureza que, por ser rigorosamente ordenada e natural, deve ser apreendida a fim de se chegar às verdades universais e imutáveis, sobretudo no que diz respeito à definição da justiça. Isso significa que a reflexão sobre a cidade justa não pode dispensar uma investigação sobre a alma virtuosa.por
dc.contributor.advisor1Spinelli, Miguel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4981522004554524por
dc.contributor.advisor-co1Silva, Jose Lourenço Pereira da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8133358460835506por
dc.contributor.referee1Rossatto, Noeli Dutra
dc.contributor.referee2Soares, Marcio
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5643089252309288por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFilosofiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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