Saúde emocional, qualidade de vida e bem-estar docente: o reconhecimento do outro na esfera da docência universitária
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Data
2021-02-03Primeiro membro da banca
Veiga, Adriana Moreira da Rocha
Segundo membro da banca
Caetano, Luís Miguel Dias
Terceiro membro da banca
Trevisan, Neiva Viera
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação inscreve-se na linha de pesquisa “Docência, saberes e
formação de professores", do Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa teve o objetivo de
compreender as relações que permeiam a Saúde Emocional, a Qualidade de
Vida no Trabalho (QVT), e o Bem-estar dos docentes universitários e, como são
compreendidos como fator integrador e (trans) formador no contexto
universitário. Na perspectiva desta proposta adentra-se no contexto superior
docente e nas suas vivências no contexto de trabalho que, possivelmente,
impactam o psicológico do professor. Nesse sentido, a proposta de recortes
teórico-metodológica se dá pela abordagem qualitativa MYNAIO (2016),
entrevista narrativa (BAUER E GASKEL, 2015) e de JOSSO (2015); análise de
conteúdo (BARDIN, 2016). A contribuição teórica permite adentrar a partir de
SANT' ANNA E KILIMNIK (2011) na QVT, WALTON (1974), FRANÇA (2010); e
JESUS (2004) com Bem-Estar; Saberes docente TARDIF (2014); trabalho
docente BOLZAN, ISAIAS, MACIEL (2011), DEJOURS (2015), FREITAS (2013)
com objetivo de tecer outras reflexões que viabilizem a proposta de pesquisa. E
por fim, o reconhecimento do outro que circunda ao recorte do contexto teórico
de HONNETH (2003) e pelas formas de Reconhecimento em diferentes âmbitos
da teoria, e com base no entendimento da teoria em GADAMER (1999). As
narrativas possibilitaram-nos a observar como os docentes universitários
compreendem as relações que permeiam as questões norteadoras da Saúde
Emocional, a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e o Bem-Estar no contexto
universitário. Além disso, as narrativas dos docentes mostraram as relações de
trajetórias e suas atuações no contexto atual, ressignificando e transformando
as atuações e representações mentais das ações realizadas como docentes
universitários. Dessa maneira, enfatizar os conceitos abordados na pesquisa em
relação ao contexto de trabalho do docente universitário é fundamental, para que
se torne necessário refletir em contexto coletivo, para obter um melhor
entendimento sobre a Saúde Emocional, Bem-estar, relacionado à QVT do
docente, que modo que os educadores (as), passem a usufruir melhor o tempo
nas instituições de ensino.
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