dc.contributor.advisor | Lübeck, André | |
dc.creator | Walter, Fábio Adriano Soares | |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T11:28:41Z | |
dc.date.available | 2022-01-06T11:28:41Z | |
dc.date.issued | 2019-11-29 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23451 | |
dc.description.abstract | This study aims to verify the limits imposed by the service limits of excessive vibration and excessive deformation in accordance with ABNT NBR 6118 (2014) for precast concrete molds with rail-type studs and using the maximum permitted use limit. predefined constructive typology. An analysis was performed using three dimensional computational models through finite element method with the aid of SAP 2000 V18 software. Two constructive typologies with rail and prestressed portholes, with a height of 8 cm and spacing between studs of 30 cm were tested. Two concrete compression layer thicknesses were tested, 4 and 5cm. The concrete used is of class C25 and the others used were used according to ABNT NBR 6118 (2014). The use load adopted was 1.5 kN / m². For different relationships between the slab spans, the maximum usable length for the tested typology was calculated from the limiting states of vibrations and excessive arrows. Depending on the state of excessive vibration limit it is possible to use for spans type rail 4.5 meters, both for 4 and 5 cm cover, above this slab length the natural frequency is below 4.8 Hz, which is the critical frequency of vibration for this case. For prestressed joists it is possible to use spans of 5.5 meters for the 4 cm compression table and 6 meters for 5 cm cover, both with 25 Mpa fck. For slabs with rail and prestressed joists it is possible to use spans of 4.5 and 5.5 meters, respectively, respecting the state of excessive vibration limit, but to respect the excessive deformations, taking into account the deferred arrow in time, it is possible to use spans of 2
and 3 meters. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Lajes pré-moldadas | por |
dc.subject | Concreto | por |
dc.subject | Vibrações | por |
dc.subject | Flechas | por |
dc.subject | ELS | por |
dc.subject | Precast slabs | eng |
dc.subject | Concrete | eng |
dc.subject | Vibration | eng |
dc.subject | Deflections | eng |
dc.subject | Control Service Limit State (ELS) | eng |
dc.title | Estudo dos estados limites de serviço em lajes pré-moldadas de concreto com vigotas tipo trilho | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Engenharia Civil | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo verificar os limites impostos pelos estados limites de serviço de vibração
excessiva e deformação excessiva, definidos na norma ABNT NBR 6118 (2014) para lajes prémoldadas
de concreto com vigotas tipo trilho, armadas e protendidas, com a finalidade de definir o
máximo vão aplicável para uma laje considerando uma tipologia construtiva pré-definida. A análise foi
realizada utilizando modelos computacionais tridimensionais via Método dos Elementos Finitos com
auxílio do software SAP2000 V18. Foram testadas duas tipologias construtivas com vigotas tipo trilho,
armadas ou protendidas, com altura de 8 cm e espaçamento entre vigotas de 30 cm. Duas espessuras
de capa de compressão de concreto foram testadas, 4 e 5 cm. O concreto utilizado é de classe C25 e
as demais propriedades foram definidas segundo a ABNT NBR 6118 (2014). A carga de uso adotada
foi de 1,5 kN/m². Para as vigotas armadas considerou-se uma redução de 70% na rigidez para levar
em conta a fissuração, já as vigotas protendidas foram consideradas com a rigidez integral, livre de
fissuras. Para diferentes relações entre os vãos de lajes foram calculados o máximo comprimento
utilizável para a tipologia testada a partir dos estados limites de vibrações e flechas excessivas.
Segundo o estado de limite de vibração excessiva é possível utilizar para vigotas tipo trilho vãos de até
4,5 metros, tanto para capa de 4 ou 5 cm, acima deste comprimento de laje a frequência natural fica
abaixo de 4,8 Hz, que é a frequência crítica de vibração para este caso. Para vigotas protendidas é
possível utilizar vãos de 5,5 metros para a mesa de compressão de 4 cm e de 6 metros para capa de
5 cm. Apesar destas estruturas passarem no teste de vibração, o que define o vão aceitável é a sua
flecha diferida. É possível chegar a vãos de 2 e 3 metros para mesa de compressão de 4 e 5 cm,
respectivamente | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |