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dc.contributor.advisorFélix, Carlos José Antônio Kümmel
dc.creatorLautenschlager, Caio Flavio Ruviaro
dc.date.accessioned2022-01-06T11:55:20Z
dc.date.available2022-01-06T11:55:20Z
dc.date.issued2019-08-07
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23470
dc.description.abstractWith increasing population, cities grow horizontally and vertically. Along with this, the demand for urban and transport infrastructure also increases. Such growth, if not well planned and managed, can cause damage to the population and the environment. This paper presents an analysis of the city of Santa Maria, which has an urban occupation in the East-West form and which, together with the car culture, hinder the urban mobility of the municipality. The study is based on the Santa Maria Urban Mobility Master Plan and analyzes the impacts on local urban mobility due to urban sprawl. This study is divided into three parts. The first allows the reader to learn basic concepts for understanding the subject, such as urban planning, urban sprawl, urban mobility and compact cities. The second part addresses two topics intrinsically linked to urban sprawl: social inequality and urbanization of cities. The third and last part presents Santa Maria's analysis. A historical approach is taken - to understand the current urban distribution - by checking for differences in densification and the existence of urban voids. Subsequently, the urban mobility of the city is analyzed, observing the main means of transportation used, the regions with the greatest demand for transportation and the incentives for the use of public transportation and alternative modes. At the end, one can understand the reality of prioritizing the private vehicle experienced in the municipality and observe the main points of improvement in the promotion and encouragement of walkability and the use of public transport.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Mariapor
dc.subjectEspraiamento urbanopor
dc.subjectMobilidade urbanapor
dc.subjectPlanejamento urbanopor
dc.subjectCidades compactaspor
dc.subjectSanta Maria Urban Mobility Master Planeng
dc.subjectUrban sprawleng
dc.subjectUrban mobilityeng
dc.subjectCompact citieseng
dc.subjectUrban planningeng
dc.titleEspraiamento urbano e os impactos na mobilidade urbana: análise teórica da cidade de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoCom o aumento da população, as cidades crescem horizontal e verticalmente. Junto a isso, a demanda por infraestrutura urbana e de transportes também aumentam. Tais crescimentos, se não forem bem planejados e geridos, podem causar prejuízos à população e ao meio ambiente. Este trabalho apresenta uma análise da cidade de Santa Maria, a qual possui uma ocupação urbana na forma Leste-Oeste e que, juntamente com a cultura do automóvel, dificultam a mobilidade urbana do município. O estudo baseia-se no Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Santa Maria e analisa quais os impactos causados na mobilidade urbana local devido ao espraiamento urbano. Este estudo divide-se em três partes. A primeira permite que o leitor tome conhecimento de conceitos básicos para a compreensão do assunto, como planejamento urbano, espraiamento urbano, mobilidade urbana e cidades compactas. A segunda parte aborda dois tópicos intrinsecamente ligados ao espraiamento urbano: desigualdade social e setorização das cidades. A terceira, e última parte, apresenta a análise de Santa Maria. Faz-se uma abordagem histórica - para a compreensão da distribuição urbanística atual -, verificando-se as diferenças de densificação e a existência de vazios urbanos. Posteriormente, analisa-se a mobilidade urbana da cidade, observando os principais meios de locomoção utilizados, as regiões com maior demanda de transportes e os incentivos à utilização de transporte coletivo e modais alternativos. Ao final, pode-se compreender a realidade de priorização ao veículo privado vivenciada no município e observar os principais pontos de melhoria no fomento e incentivo à caminhabilidade e ao uso do transporte coletivo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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