Desafios e possibilidades para a implementação do novo ensino médio em escolas públicas da região de Santa Maria/RS
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Data
2021-09-03Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Santos, Jean Mac Cole Tavares
Terceiro membro da banca
Gama, Maria Eliza Rosa
Quarto membro da banca
Silva, Roberto Rafael Dias da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido a partir de estudos e reflexões realizados no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções, Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores (INOVAEDUC). Ele surgiu de inquietações referentes à necessidade de implementação do Novo Ensino Médio (NEM), atendendo às atuais normativas e orientações legais sobre o assunto. Assim, estabeleceu-se por objetivo “compreender os movimentos realizados por Escolas Públicas no processo de implementação do Novo Ensino Médio”. Entendemos que este trabalho se mostra relevante na medida em que, mediante a elaboração de uma compreensão sobre esses movimentos realizados, poderemos contribuir com o estabelecimento de elementos e parâmetros que possam servir para uma participação efetiva dessas escolas, mas que seja realizada de modo crítico, no processo de implementação do NEM. Para alcançar o objetivo, coletamos/construímos informações por meio das contribuições decorrentes das interações com 23 professores e 8 coordenadores pedagógicos de 05 escolas-piloto pertencentes à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da Rede Escolar Pública Estadual (REPE) do RS. Utilizamos os seguintes instrumentos para coleta/construção de informações: 1) entrevistas com professores e com coordenadores pedagógicos de escolas-piloto; 2) observações de reuniões promovidas pela 8ª CRE com equipes diretivas e pedagógicas de escolas-piloto; 3) questionário online para professores dessas escolas. As informações foram organizadas e tratadas a partir de aportes metodológicos baseados na Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Esta metodologia segue a linha epistemológica do “Interacionismo Simbólico”. Ela possibilita a construção de teorizações, a partir de análise e interpretação das informações coletadas/construídas por meio da consideração de relações que se estabelecem entre os sujeitos em seu cotidiano, bem como entre os sujeitos e o próprio cotidiano. O estudo possibilitou relacionar os movimentos realizados pelas escolas-piloto a 03 categorias de fatores: (1) Tempo: a) pouco tempo para estudos e apropriação das proposições contidas nas normativas legais; b) solicitações feitas pela SEDUC/RS com prazos reduzidos para seu atendimento; c) reduzido tempo para aplicação de questionário objetivo, recebido pronto da SEDUC/RS, aos alunos e à comunidade escolar, para mapear interesses formativos; d) dificuldade de realização de encontros coletivos para estudos e construção de Propostas de Flexibilização Curricular (PFC); (2) Recursos Financeiros: a) contingenciamento de recursos financeiros destinados à aquisição de materiais para o desenvolvimento de PFC planejados nas escolas; b) falta de recursos financeiros para contratar profissionais para realização de formação com os professores das escolas; (3) Condições efetivas de trabalho: a) aumento de carga de trabalho para professores e coordenadores pedagógicos, os quais precisam, além de atender demandas usuais/típicas do ano letivo em curso, se apropriar das proposições do NEM, bem como planejar e desenvolver ações solicitadas pela SEDUC/RS; b) manutenção da situação já naturalizada do exercício da “profissão docente” na REPE/RS em que professores são obrigados a trabalhar em duas ou mais escolas para completar a carga horária de contratação; c) professores contratados em 2020 foram designados a trabalhar em escolas-piloto e a assumir novos componentes curriculares constituintes dos Percursos Formativos sem conhecer previamente as proposições do NEM; d) não observação do perfil do professor para trabalhar com os novos componentes curriculares da parte diversificada da matriz curricular.
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