Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 177
-
Mineração de dados para análise de desempenho de alunos do Ensino Fundamental
(2022-11-30)Nos dias atuais, o desafio para o campo das políticas sociais é melhorar a qualidade da Educação Básica, e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) é a medida utilizada para mensurar o desempenho do Sistema ... -
Alfabetização, letramento e as tecnologias digitais no ensino remoto: a construção de uma cartilha digital
(2023-03-31)A presente dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa 2: Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, da Universidade Federal de Santa Maria. O tema ... -
Audiodescrição didática no ensino de espanhol para pessoas com deficiência visual
(2023-03-30)A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, linha de pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia ... -
Design para educação a distância: um MOOC para orientar o design gráfico de materiais didáticos digitais
(2023-01-04)With a high demand for distance learning courses (EaD) in the current context, there is also a need to improve the teaching technologies used in the teaching and learning processes, regarding the need to build teaching ... -
Acessibilidade no aplicativo digital Grapho Game para estudantes com deficiência intelectual
(2023-03-14)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós- Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação ... -
Crisálida: um website como proposta colaborativa de formação
(2023-03-31)Este trabalho está ligado à linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede (LP1) do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ... -
O novo normal na pandemia de Covid-19: reflexos no ensino de linguagens em escolas do município de Jari e a produção de uma cartilha de ensino
(2023-03-07)Este trabalho tem como principal objetivo o de cartografar a prática dos professores de linguagens na pandemia do COVID-19 em escolas do município de Jari/RS no que se refere ao uso de ferramentas digitais. A escolha da ... -
Jogo sério como ferramenta para o auxílio da educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
(2023-02-03)Desde do início da organização social humana, o homem vem modificando o planeta de diversas formas, gerando progressos tecnológicos e como consequência podendo surgir problemas ambientais. A educação ambiental é importante ... -
Possibilidades do Google Workspace for Education no ensino de arte
(2022-12-07)O presente estudo, vinculado ao Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM – RS, traz, como temática ... -
Jogos digitais como ferramentas motivadoras para aprendizagem de espanhol
(2022-12-02)O mundo vem passando por profundas mudanças com o surgimento das novas tecnologias, e nas escolas esse cenário não é diferente, pois elas se mostram como grande suporte no processo de ensino e aprendizagem de línguas. ... -
Do it yourself (DIY) videolessons: proposta de material digital para orientar o design de videoaulas para o ensino de inglês como língua adicional
(2022-10-05)O uso de tecnologias digitais, o ensino híbrido, a sala de aula invertida, e as modalidades de ensino remoto e a distância são alguns dos propulsores da necessidade de se saber usar e produzir videoaulas. As videoaulas ... -
Um portfólio de ferramentas digitais para o ensino de língua estrangeira baseado nas experiências do ensino remoto durante a pandemia/ Covid-19
(2022-10-27)O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visou ... -
Utilização do moodle nos cursos presenciais de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - RS
(2022-10-27)As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente, vêm se tornando uma realidade em nossa sociedade e tendem a exercer um papel cada vez mais importante, inclusive no contexto educacional. O objetivo deste estudo ... -
Sequência didática sobre o sistema solar: uma proposta utilizando TDIC nos anos iniciais
(2022-11-17)Este estudo está vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede na modalidade mestrado profissional da Universidade Federal de ... -
TH3_0FF1C3: um jogo de tabuleiro educacional para o ensino de conceitos da segurança da informação
(2022-09-28)O atual projeto foi desenvolvido na linha da pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, no Programa de Pós-graduação de Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. Tem ... -
Da elaboração de um LMOOC de proficiência em leitura em língua espanhola
(2022-08-31)Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um LMOOC: curso massivo aberto e online de Língua Espanhola para fins específicos, qual seja, suficiência em leitura em língua estrangeira. Para tanto, utilizou-se a ... -
IFFARRHEART: uma proposta de solução computacional IoHT para auxiliar a prática pedagógica de educação física
(2022-11-07)Este trabalho tem por objetivo apresentar e propor o uso de uma solução computacional que utiliza o paradigma da Internet das Coisas nos cuidados com a saúde, ou Internet of Healthcare Things (IoHT), voltada para atividades ... -
Google sala de aula na formação inicial de professores: caminhos e desafios da educação 4.0
(2022-08-18)A educação do século XXI requer docentes que acompanhem o desenvolvimento da sociedade contemporânea, necessitando atualizar-se para explorar a tecnologia no seu potencial pedagógico e criar situações de aprendizagem ... -
O protagonismo do jogar brincando na disciplina complementar de graduação - o ensino do futsal via moodle
(2022-05-31)A dissertação integra a Disciplina Complementar de Graduação (DCG), denominada “O Ensino do Futsal via Moodle” - DEC 1030, dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o Ensino a Distância (EAD), junto ao ... -
Desenvolvimento de uma estação agroclimatológica de baixo custo: uma proposta de ferramenta tecnológica de apoio ao ensino de disciplinas dos cursos da área agrícola
(2022-08-05)Atualmente, a tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano, impactando nas relações sociais e na vida das pessoas e isso se reflete também na educação. Os recursos tecnológicos aliados à Internet podem contribuir ...