dc.contributor.advisor | Noronha, José Renato | |
dc.creator | Baptistello, João Batista Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:55:47Z | |
dc.date.available | 2022-02-15T14:55:47Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23657 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The present Course Completion Paper (TCC) of the Degree in Theater of the Federal
University of Santa Maria (UFSM) developed a field research on the use of Theater
Games in the theatrical initiation of Arts in a first year high school class. A state school
in the city of Santa Maria in Rio Grande do Sul. The interest in such practices was due
to being an efficient theatrical learning process, presented by different researchers who
were referential to us: Andrade (2006), Camelo (2015), Fabi (2013) and Faria (2002),
which through research and methodologies developed for this target audience, allowed
working with the content Theater Games in formal teaching environments. The
importance of authors dealing with the Theatrical Games was noted: Ricardo Ottoni
Vaz Japiassu, Olga Garcia Reverbel, Augusto Pinto Boal and Viola Spolin. It was
decided to base the methodology of these internship classes on the works of Japiassu
(2008) and Spolin (2008) for the pedagogical practice. Field research was carried out
with careful observation of the class and its behavior in the school environment,
recording data and information in notebooks and diaries, as well as considering the
production of protocols and questionnaires by the students. From the analysis of this
material, based on the theoretical foundation, the interpretation of this information was
made. It was concluded that theatrical practices began to be part of the repertoire of
adolescents, to the point of organizing the space of the room, before class, proposing
some resignification to the place. This investigation provided the connection with
spontaneity, improvisation, the breaking of isolation, and the confrontation of ideas. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Adolescente | por |
dc.subject | Pesquisa | por |
dc.subject | Jogo teatral | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Theatrical game | eng |
dc.title | Iniciação teatral em escola de ensino médio: vivendo e aprendendo a jogar | por |
dc.title.alternative | Theater initiation in high school: living and learning to play | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Teatro da
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu uma pesquisa de campo
sobre a utilização dos Jogos Teatrais na iniciação teatral da disciplina Artes em uma
turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa
Maria no Rio Grande do Sul. O interesse por tais práticas se deu por ser um processo
de aprendizagem teatral eficiente, apresentado por diferentes pesquisadores que nos
foram referenciais: Andrade (2006), Camelo (2015), Fabi (2013) e Faria (2002), que
através de pesquisas e metodologias desenvolvidas para este público alvo, permitiram
trabalhar com o conteúdo Jogos Teatrais em ambientes de ensino formal. Observouse a importância de autores que tratam dos Jogos Teatrais: Ricardo Ottoni Vaz
Japiassu, Olga Garcia Reverbel, Augusto Pinto Boal e Viola Spolin. Optou-se por
fundamentar a metodologia dessas aulas de estágio nos trabalhos de Japiassu (2008)
e Spolin (2008) para a prática pedagógica. Desenvolveu-se a pesquisa de campo com
a observação minuciosa da turma e de seu comportamento no ambiente escolar
registrando os dados e informações em cadernos de notas e diários, bem como,
considerando a produção de protocolos e questionários por parte dos alunos. A partir
da análise desse material, com base na fundamentação teórica, foi feita a
interpretação dessas informações. Concluiu-se que as práticas teatrais começaram a
fazer parte do repertório dos adolescentes, a ponto de organizarem o espaço da sala,
antes da aula, propondo certa ressignificação ao lugar. Essa investigação
proporcionou a conexão com a espontaneidade, com a improvisação, o rompimento
do isolamento e o confrontamento de ideias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |