Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNoronha, José Renato
dc.creatorBaptistello, João Batista Ribeiro
dc.date.accessioned2022-02-15T14:55:47Z
dc.date.available2022-02-15T14:55:47Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23657
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Licenciatura em Teatro, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present Course Completion Paper (TCC) of the Degree in Theater of the Federal University of Santa Maria (UFSM) developed a field research on the use of Theater Games in the theatrical initiation of Arts in a first year high school class. A state school in the city of Santa Maria in Rio Grande do Sul. The interest in such practices was due to being an efficient theatrical learning process, presented by different researchers who were referential to us: Andrade (2006), Camelo (2015), Fabi (2013) and Faria (2002), which through research and methodologies developed for this target audience, allowed working with the content Theater Games in formal teaching environments. The importance of authors dealing with the Theatrical Games was noted: Ricardo Ottoni Vaz Japiassu, Olga Garcia Reverbel, Augusto Pinto Boal and Viola Spolin. It was decided to base the methodology of these internship classes on the works of Japiassu (2008) and Spolin (2008) for the pedagogical practice. Field research was carried out with careful observation of the class and its behavior in the school environment, recording data and information in notebooks and diaries, as well as considering the production of protocols and questionnaires by the students. From the analysis of this material, based on the theoretical foundation, the interpretation of this information was made. It was concluded that theatrical practices began to be part of the repertoire of adolescents, to the point of organizing the space of the room, before class, proposing some resignification to the place. This investigation provided the connection with spontaneity, improvisation, the breaking of isolation, and the confrontation of ideas.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectJogo teatralpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTheatrical gameeng
dc.titleIniciação teatral em escola de ensino médio: vivendo e aprendendo a jogarpor
dc.title.alternativeTheater initiation in high school: living and learning to playeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatropor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desenvolveu uma pesquisa de campo sobre a utilização dos Jogos Teatrais na iniciação teatral da disciplina Artes em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul. O interesse por tais práticas se deu por ser um processo de aprendizagem teatral eficiente, apresentado por diferentes pesquisadores que nos foram referenciais: Andrade (2006), Camelo (2015), Fabi (2013) e Faria (2002), que através de pesquisas e metodologias desenvolvidas para este público alvo, permitiram trabalhar com o conteúdo Jogos Teatrais em ambientes de ensino formal. Observouse a importância de autores que tratam dos Jogos Teatrais: Ricardo Ottoni Vaz Japiassu, Olga Garcia Reverbel, Augusto Pinto Boal e Viola Spolin. Optou-se por fundamentar a metodologia dessas aulas de estágio nos trabalhos de Japiassu (2008) e Spolin (2008) para a prática pedagógica. Desenvolveu-se a pesquisa de campo com a observação minuciosa da turma e de seu comportamento no ambiente escolar registrando os dados e informações em cadernos de notas e diários, bem como, considerando a produção de protocolos e questionários por parte dos alunos. A partir da análise desse material, com base na fundamentação teórica, foi feita a interpretação dessas informações. Concluiu-se que as práticas teatrais começaram a fazer parte do repertório dos adolescentes, a ponto de organizarem o espaço da sala, antes da aula, propondo certa ressignificação ao lugar. Essa investigação proporcionou a conexão com a espontaneidade, com a improvisação, o rompimento do isolamento e o confrontamento de ideias.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto