Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.creatorGarlet, Alcenir João Ribas
dc.date.accessioned2022-02-21T12:43:09Z
dc.date.available2022-02-21T12:43:09Z
dc.date.issued2022-02-19
dc.date.submitted2022
dc.identifier.citationGARLET, A. J. R. Ensino de sociologia na educação básica no Brasil: alguns apontamentos sobre seu histórico e as reformas educacionais. 2022. 31 p. Artigo de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais)- Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2022.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23698
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, RS, 2022.por
dc.description.abstractThis research work consists of a bibliographic review article on the subject, based on the context of educational reforms in different periods of Brazilian history, culminating in the current conjuncture of the reform of High School and the proposals of the National Common Curricular Base. The main objective of the research will be to identify the trajectory of Sociology in Brazilian basic education, as well as the socio-politicals moments, which occurred through the national educational reforms. The methodology used was the documental analysis of the different sources of the studied period, using the deductive method as a theoretical-methodological reference, based on the bibliographic survey of the literature, with document analysis. The results of the analysis were achieved through a qualitative approach research methodology; based on articles that addressed the theme, complementing with high school reform and the BNCC in the light of Sociology and its impacts on education. Thinking about the historical process of Sociology in Brazil, contributed to the understanding of the current reform of the New High School, which is in the process of being implemented in the states, with the curriculum based on the BNCC. For a better understanding of the historical trajectory of Sociology in the basic education curriculum from 1879-2021, highlighting five important periods, based on national educational reforms, with the theoretical collaborations of sociologist Florestan Fernandes and Fernando de Azevedo, graduated in Law. First, 1879-1941, institutionalization of the discipline; second, from 1942-1981, the intermittence of the discipline in the curriculum; third 1982-2007, gradual reinsertion of the discipline; fourth 2008-2017, national mandatory discipline; fifth 2017-2021, withdrawal of mandatory, considered as a setback.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de sociologiapor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectReforma educacionalpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectTeaching sociologyeng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectEducational reformseng
dc.subjectHigh school reformeng
dc.titleEnsino de sociologia na educação básica no Brasil: alguns apontamentos sobre seu histórico e as reformas educacionaispor
dc.title.alternativeTeaching sociology in basic education in Brazil: some notes about its history and educational reformseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEsse trabalho de pesquisa consiste em um artigo de revisão bibliográfica sobre a temática, fundamentado no contexto das reformas educacionais, em diversos períodos da história brasileira, culminando na conjuntura atual da reforma do ensino médio e as propostas da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo central da pesquisa será identificar a trajetória da Sociologia na educação básica brasileira, bem como os momentos sócio-políticos, ocorridos através das reformas educacionais nacional. A metodologia utilizada foi a análise documental das diferentes fontes dos períodos estudados, com a utilização do método dedutivo como referencial teórico-metodológico, baseado no levantamento bibliográfico da literatura, com análise documental. Os resultados da análise foram alcançados por meio de metodologia de pesquisa de abordagem de natureza qualitativa; embasado em artigos que abordaram a temática, complementando com reforma do ensino médio e a BNCC a luz da Sociologia e seus impactos na educação. Pensar o processo histórico da Sociologia no Brasil, colaborou na compreensão da atual reforma do novo ensino médio, que está em processo de implementação nos estados, com o currículo baseado na BNCC. Para melhor compreensão da trajetória histórica da Sociologia no currículo do ensino básico de 1879-2021, com destaque para cinco períodos importantes, fundamentados nas reformas educacionais nacional, com as colaborações teóricas do sociólogo Florestan Fernandes e Fernando de Azevedo, formado em Direito. Primeiro de 1879-1941, institucionalização da disciplina; segundo de 1942-1981, intermitência da disciplina no currículo; terceiro 1982-2007, reinserção gradativa da disciplina; quarto 2008-2017, obrigatoriedade nacional da disciplina; quinto 2017-2021, retirada da obrigatoriedade, considerado como um retrocesso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto