dc.creator | Pereira, Tamara Lorenzoni | |
dc.date.accessioned | 2022-02-22T11:23:57Z | |
dc.date.available | 2022-02-22T11:23:57Z | |
dc.date.issued | 2021-08-31 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23705 | |
dc.description.abstract | Guided by neo-institutionalist liberal theory, institutions have the main role of facilitating
the cooperation of countries that have an interest in them. This practice of cooperation
reduces uncertainties by promoting greater predictability of the countries concerned.
Therefore, Brazil’s trajectory in the Southern Common Market stands out for its
importance, assiduous participation, and a big tendency to cooperation since the
creation of the group. In this way, the Cooperation for Education in Mercosur
represents a big part of this dynamic, bringing out the desire of constituent countries
for cooperation since the creation of the Mercosur Educational System (SEM). In 2019,
however, Brazil leaves unilaterally from SEM, interrupting twenty years of continuous
participation. Based on that, the following research investigates the withdrawal of Brazil
from Sem, the earliest program of Educational Cooperation of Mercosur, bringing as
most important example the MARCA Program. The hypothesis to be tested in this work
is that changes in internal policies directly affected the foreign policy of the country.
Through the qualitative method, it seeks to identify, over bibliography and documents,
how this withdrawal impacts the cooperation inside-group and in MARCA Program. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cooperação para educação | por |
dc.subject | Mercosul | por |
dc.subject | Neo-institucionalismo | por |
dc.subject | Programa MARCA | por |
dc.subject | Sistema educacional do Mercosul | por |
dc.subject | Educational cooperation | eng |
dc.subject | Mercosur | eng |
dc.subject | Neo-institutionalism | eng |
dc.subject | MARCA program | eng |
dc.subject | Mercosur educational system | eng |
dc.title | Cooperação para educação no Mercosul: o programa marca e a retirada unilateral do Brasil do setor educacional do bloco | por |
dc.title.alternative | Educational cooperation in Mercosur: marca program and the unilateral withdrawal of Brazil from the educational sector of the group | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Guiadas pela teoria liberal neo-institucionalista, as instituições têm como papel
principal facilitar a cooperação de países que possuam interesse nelas. Essa prática
de cooperação reduz incertezas, promovendo uma maior previsibilidade dos países
em questão. Assim, a trajetória do Brasil no Mercado Comum do Sul (Mercosul)
destaca-se pelo seu protagonismo, pela assídua participação e pela grande tendência
à cooperação desde a criação do bloco. Dessa maneira, a Cooperação para a
Educação no Mercosul representa uma grande parte dessa dinâmica, evidenciando o
desejo dos países constituintes pela cooperação desde a criação do Sistema
Educacional do Mercosul (SEM). Em 2019, entretanto, o Brasil retira-se de forma
unilateral do SEM, interrompendo vinte anos de contínua participação. Com base
nisso, a presente pesquisa investiga a retirada do Brasil do SEM, o mais antigo
programa de Cooperação para Educação vigente no bloco, trazendo como exemplo
de expoente máximo o Programa MARCA. A hipótese a ser testada nesse trabalho é
de que a mudança na política interna impactou diretamente a política externa do país.
Através do método qualitativo, busca-se identificar, por meio de bibliografias e
documentos, como essa retirada impacta na cooperação intra-bloco e no Programa
MARCA. | por |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Joséli Fiorin | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4681970443256197 | por |
dc.contributor.referee1 | Rodriguez, Júlio César Cossio | |
dc.contributor.referee2 | Nedel, Nathalie Kuczura | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6917674073183101 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência Política | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |