Mostrar registro simples

dc.creatorLondero, Angelica Scremin
dc.date.accessioned2022-03-11T18:36:00Z
dc.date.available2022-03-11T18:36:00Z
dc.date.issued2021-08-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23768
dc.description.abstractThis master's research was developed within the research line Innovation for EPT of the Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM/UFSM), and presents as a general objective to develop digital teaching materials (DTM to support the teaching practices of teachers of Introductory Accounting. This objective is justified by the fact that Accounting is an area of education with scarce digital didactic materials for use by teachers in their teaching practices, especially in technical courses, in which teaching has a more practical approach and is connected to the reality of the labor world. The authors who supported this study were: Andrade (2015); Peleias (2006, 2007); Felder-Silvermann (1988, 2002); Amiel (2018), Filatro (2018), among others. An applied research was chosen, since it is a study with the purpose of solving problems identified in the scope of the researcher's experience. As a result, a website was developed, called REA_CONT, of free and open access, which brings together a collection of activities and varied content, which will serve as support for teachers, as well as the site also provides tutorials so that teachers, who prefer to develop their own teaching materials, have an initial path to support themselves. The site was qualitatively evaluated by teachers and students from higher and technical education, and the data collected served to attest that the research achieved its proposed objective, which contributes to the teachers' teaching practices and to the students' study and review of content. The work will continue, expanding the development of materials for areas other than Introductory Accounting, and for this it already has scholarship holders for the development of materials.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino contábilpor
dc.subjectMaterial didático digitalpor
dc.subjectContabilidade introdutóriapor
dc.subjectAccounting teachingeng
dc.subjectDigital teaching materialeng
dc.subjectIntrodutory accountingeng
dc.titleDesenvolvimento de material didático digital para apoio ao ensino da contabilidade introdutória na educação profissional e tecnológicapor
dc.title.alternativeDevelopment of digital didactic material to support the teaching of introductory accounting in professional and technological educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa de mestrado foi desenvolvida junto a linha de pesquisa Inovação para EPT do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM/UFSM), e apresenta como objetivo geral elaborar material didático digital (MDD) para apoio das práticas de ensino dos professores da disciplina de Contabilidade Introdutória. Esse objetivo se justifica por ser a Contabilidade uma área de ensino com escassos materiais didáticos digitais para uso dos professores em suas práticas docentes, principalmente, além dos cursos técnicos nos quais o ensino tem um viés mais prático e conectado com a realidade do mundo do trabalho. Os autores que embasaram este estudo foram: Andrade (2015); Peleias (2006, 2007); Felder-Silvermann (1988, 2002); Amiel (2018), Filatro (2018), entre outros. Optou-se por uma pesquisa aplicada, por se tratar de um estudo com a finalidade de resolver problemas identificados no âmbito da vivência do pesquisador. Como resultado foi desenvolvido um site, chamado de REA_CONT, de acesso livre e gratuito, que reúne um acervo de atividades e conteúdos variados, os quais servirão de apoio aos professores, assim como o site também disponibiliza tutoriais para que os professores, que preferirem desenvolver seus próprios materiais didáticos, tenham um caminho inicial para se apoiar. O site foi avaliado qualitativamente por professores e alunos do ensino superior e técnico, e os dados coletados serviram para atestar que a pesquisa atingiu seu objetivo proposto, que contribui para as práticas docentes dos professores e para o estudo e a revisão de conteúdo dos alunos. O trabalho terá continuidade, ampliando a elaboração de materiais para outras áreas que não a Contabilidade Introdutória, e para isto já conta com bolsistas para o desenvolvimento de materiais.por
dc.contributor.advisor1Santos, Leila Maria Araújo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0427736982554233por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Nunes, Janilse Fernandes
dc.contributor.referee2Soares, Cristiano Sausen
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6364232297604785por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International