A participação da família no acompanhamento de crianças atendidas em centro especializado de reabilitação
View/ Open
Date
2021-11-22Primeiro coorientador
Londero, Angélica Dotto
Primeiro membro da banca
Pereira, Caroline Rubin Rossato
Segundo membro da banca
Piccoloto, Luciane Benvegnu
Metadata
Show full item recordAbstract
Este trabalho tem como eixo central a discussão sobre a intervenção centrada na família (ICF). A família é parte importante do processo de desenvolvimento infantil, uma vez que é promotora dos cuidados básicos da criança. Quando essa apresenta alguma alteração no seu desenvolvimento, marcada por um atraso ou com diagnóstico de transtorno de desenvolvimento, o cuidado e envolvimento com esta criança tem outro impacto para a família. Por isso, a importância de discutir a temática do envolvimento da família no processo de reabilitação dos seus filhos em acompanhamento em serviço de saúde especializado. Visto que o envolvimento dos pais é de extrema relevância, principalmente na primeira infância, momento no qual se entende que a intervenção precoce centrada na família é fundamental. Objetivou-se, com este estudo, compreender como se dá à participação da família no acompanhamento de crianças em risco de desenvolver ou com diagnóstico de transtornos de desenvolvimento em um serviço de saúde, bem como, as vivências e os sentimentos das famílias neste processo. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, sob a perspectiva epistemológica do construtivismo social, em um Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual (CER II), localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Foram realizadas quinze entrevistas, sendo todos os participantes familiares de crianças em desenvolvimento na primeira infância (0-6 anos). Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente com cada participante, estas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas. A análise se deu por meio da análise de conteúdo temática. Salienta-se, que todos os preceitos éticos foram atendidos nesta pesquisa, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados do estudo foram apresentados em dois artigos científicos. O primeiro intitulado “A experiência do familiar com a criança que apresenta desenvolvimento atípico: impactos da comunicação do diagnóstico e rede de apoio”, o qual teve por objetivo identificar as percepções e os sentimentos dos familiares com relação à criança, à comunicação do diagnóstico e a rede de apoio; o segundo artigo, “A percepção das famílias a respeito dos acompanhamentos terapêuticos de crianças em um Centro Especializado de Reabilitação” abordou a percepção das famílias sobre os atendimentos e sua participação no processo de reabilitação. Ambos evidenciaram como cada família elabora a comunicação de um diagnóstico, os desafios cotidianos no exercício da parentalidade, assim como o papel que tem a rede de apoio para cada família. Por fim, entende-se a importância das discussões e reflexões sobre esta temática, ampliando o conhecimento na área. Nesse sentido novos estudos e a ampliação de pesquisas sobre a temática são relevantes, uma vez que se encontrou poucos estudos que abordem especificamente a participação e o envolvimento da família quando sua criança está recebendo alguma intervenção terapêutica, bem como a atenção que se destine a um olhar parental dirigido ao cuidado.
Collections
The following license files are associated with this item: