dc.contributor.advisor | Ritter, Francisco | |
dc.creator | Pozzobon, Felipe Ayres | |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T15:21:49Z | |
dc.date.available | 2022-03-16T15:21:49Z | |
dc.date.issued | 2019-11-28 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23800 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Psicologia, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | People with social anxiety traits suffer significant losses in their personal and professional activities when there are demands for socialization. Avoidance of feared situations becomes a recurring behaviour, reinforcing fear, and attempts to overcome these situations are often unsuccessful. Since individuals with a high degree of openness to experience tend to get involved in new situations, including social situations, it is believed that there is a significant correlation between the two constructs. Thus, the present study sought to correlate characteristic symptoms of social anxiety disorder and openness to experience, one of the Big Five Personality Traits. To this end, a sociodemographic questionnaire and two psychometric instruments were applied: the Openness to Experience Factorial Scale (EFA) and the Social Phobia Inventory (SPIN). A total of 190 undergraduate and postgraduate took part in this study, 110 men and 80 women, with an average age of 22 years, ranging from 18 to 54. Pearson's correlation index was used to assess the relation between the factors of each instrument used in the study. The results showed statistically significant correlations (for p <0.01) between all SPIN subscales and the habits and values and fantasy facets. The importance of the traits of social anxiety in the university population are discussed, since appropriate symptom assessment and treatment can improve the quality of life of these subjects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ansiedade social | por |
dc.subject | Abertura à experiência | por |
dc.subject | Personalidade | por |
dc.subject | Jovens universitários | por |
dc.title | Avaliação de abertura à experiência e ansiedade social em universitários | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Psicologia | por |
dc.description.resumo | Pessoas com traços de ansiedade social sofrem prejuízos significativos em suas atividades pessoais e profissionais quando há demandas de socialização. A evitação de situações temidas torna-se um comportamento recorrente, reforçando o medo, e tentativas de se sobressair a essas situações são frequentemente fracassadas. Uma vez que indivíduos com alto grau de abertura à experiência tendem a se envolver em situações novas, incluindo as sociais, acredita-se que exista uma correlação significativa entre os dois construtos. Dessa forma, o presente estudo buscou correlacionar sintomas característicos do transtorno de ansiedade social e a abertura à experiência, um dos Cinco Grandes Fatores da Personalidade. Para tanto, aplicaram-se um questionário sociodemográfico e dois instrumentos psicométricos: a Escala Fatorial de Abertura à Experiência (EFA) e o Inventário de Fobia Social (SPIN). Um total de 190 universitários de graduação e pós-graduação fora participaram deste estudo, sendo 110 homens, e 80 mulheres, com idade média de 22 anos, variando entre 18 e 54. Foi utilizado o índice de correlação de Pearson para avaliar a relação entre os fatores de cada instrumento utilizado no estudo. Os resultados apresentaram correlações estatisticamente significativas (para p<0,01) entre todas as subescalas do SPIN e as facetas hábitos e valores e fantasia. Discute-se a importância de compreender os traços de ansiedade social na população universitária, uma vez que a avaliação dos sintomas e o tratamento apropriados podem melhorar a qualidade de vida desses sujeitos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |