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dc.creatorSiqueira, Lisiane Lieberknecht
dc.date.accessioned2022-03-22T19:27:48Z
dc.date.available2022-03-22T19:27:48Z
dc.date.issued2009-03-06
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23843
dc.description.abstractThe aim of present study was to determine the influence of oral-motor sensory stimulation in preterm infants (PTI) in the establishment of breastfeeding through the implementation of a protocol for observation of suckling proposed by UNICEF. The sample consisted of 22 double mother/preterm infant, which were randomized in the stimulated group (GE) and control group (CG). The stimulated group received oral- motor sensory stimulation as proposed by Fucile, Gisel and Lau (2002), twice daily which was started when the preterm reached 80 cal / kg / day of enteral nutrition and maintained until it was receiving all feeds orally, by at least 24 hours. At the time of medical prescription of the transition from orogastric tube to oral feeding, the breastfeeding was evaluated for implementation of the protocol proposed by UNICEF. The chi-square test was used to compare the differences between the groups and accepted a significance level of p<0.05. The results showsthat the program used for stimulation no improvement in the suction of the newborn preterm infants studied, according to the protocol for observation of UNICEF. With regard to unfavorable behavior, the stimulated babies showed a trend to present fewer behaviors indicative of problems related to responses of double suggesting a beneficial effect of stimulation in preterm babies. Due to methodological limitations of this research, it is suggested to conduct further studies of eliminating confusion biases found here and use the protocol, but modified for use in newborn pre-term.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecém-nascidopor
dc.subjectAmamentaçãopor
dc.subjectPrematuropor
dc.subjectNewborneng
dc.subjectBreastfeedingeng
dc.subjectPrematureeng
dc.titleInfluência da estimulação sensório motor-oral no aleitamento materno de recém-nascidos pré-termopor
dc.title.alternativeInfluence of oral-motor sensory stimulation in breastfeeding of preterm infantseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo verificar a influência da estimulação sensório- motora oral em RNPT no estabelecimento do aleitamento materno, mediante a aplicação de um protocolo de observação da mamada proposto pelo UNICEF. A amostra foi constituída por 22 binômios mãe/recém-nascido pré-termo, que foram alocados, por sorteio prévio, para os grupos estimulados (GE) e controle (GC). Os recém-nascidos do GE receberam estimulação sensória motora oral conforme Fucile, Gisel e Lau (2002), baseado nos princípios de Beckman (1998). Ou seja esta era recebida duas vezes ao dia, antes do horário da mamada, por um período de 15 minutos, sendo iniciada no momento em que o recém-nascido pré-termo atingia 80 cal/kg/dia de dieta por via enteral e mantida até que o mesmo estivesse recebendo todas as mamadas por via oral, por, no mínimo 24 horas. No momento em que recebiam a liberação médica para iniciar a via oral, a mamada ao seio era filmada, para aplicação do protocolo proposto pelo UNICEF, para avaliar características ou comportamentos do binômio mãe/filho. Este foi dividido em duas partes: uma que corresponde aos comportamentos favoráveis e outra, aos desfavoráveis ou indicativos de dificuldades, que contribuiriam para o desmame ou a falta de sucesso para a amamentação ao seio. Para a análise, computou-se a freqüência de comportamentos favoráveis e desfavoráveis para cada aspecto avaliado. De acordo com o número de comportamentos observados, foram empregados escores de avaliação, classificados em bom, regular e ruim, conforme proposto por Carvalhares e Correa (2003). Para a comparação das diferenças entre os aspectos avaliados, utilizou-se o teste Qui-quadrado, sendo aceito um nível de significância de p <0,05. Ao final da pesquisa pôde-se concluir que o programa de estimulação utilizado não mostrou melhora na sucção dos recém-nascidos pré-termo estudados, segundo o protocolo de observação da UNICEF. Com relação aos comportamentos desfavoráveis, observou-se uma tendência do grupo estimulado apresentar um número menor de comportamentos indicativos de dificuldades em relação ao item resposta da dupla, podendo inferir-se uma provável influência do programa de estimulação adotado. Devido às limitações metodológicas desta pesquisa, sugere-se realizar novos estudos eliminando os vieses de confusão aqui encontrados e utilizar o protocolo, porém modificado para aplicação em recém-nascidos pré-termo.por
dc.contributor.advisor1Keske-Soares, Marcia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993790524055307por
dc.contributor.advisor-co1Weinmann, Angela Regina Maciel
dc.contributor.referee1Sanches, Maria Teresa Sera
dc.contributor.referee2Resener, Tânia Denise
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3352601772553438por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humanapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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